Número de presos inscritos no Encceja aumenta 100%

Os custodiados participaram, durante seis meses, de simulados semanais e aulas de redação.

Fonte: Redação/Assessoria

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), dobrou, nos últimos dois anos, o número de inscrições de internos do Sistema Penitenciário do Maranhão no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em 2019, foram 2.170 custodiados inscritos, enquanto que em 2017 o quantitativo foi de 1.029, o que representa um aumento de 110% no total de detentos inscritos no certame. A prova, que garante a certificação de conclusão tanto do Ensino Fundamental, quanto do Médio, para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s) que não tiveram oportunidade de concluir os estudos, ocorreu no início de outubro em todas as unidades prisionais do estado.

“Em 2018, por exemplo, a quantidade de internos inscritos no Encceja foi de 1.588, um pouco maior que 2017. Esse ano tivemos um número bem maior, do que os dois anos anteriores, o que significa que estamos progredindo, estamos ampliando as ações de educação, estamos no rumo certo”, comemora o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

Quando comparado o quantitativo de presos inscritos no Exame em 2018, com o total de 2019, o aumento no número de inscrições é de 36%. De 2017 a 2019, um total de 4.587 apenados prestou o exame. A Seap administra 45 unidades prisionais e todas elas, este ano, participaram do Encceja, incluindo as seis Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac’s).

Preparação 

Para a preparação no Encceja, os custodiados participaram, durante seis meses, de simulados semanais e aulas de redação, que foram aplicados em sala de aula. A Seap, por meio do programa ‘Rumo Certo’, tem focado em ações educacionais com o objetivo de elevar o nível de escolaridade dos custodiados, para isso são oportunizadas a eles cursos de alfabetização, oficinas educacionais, aulas de línguas estrangeiras e a prática e o incentivo à leitura de obras literárias por meio do projeto ‘Remição Pela Leitura’.

“Por meio do Encceja estamos realizando um trabalho para que possamos reduzir cada vez mais o déficit educacional nas unidades prisionais, mas é um conjunto, que muitas vezes inicia desde o aprender a ler”, conta a supervisora de educação da Seap, Thabada Louise.

Dentro do sistema prisional do Maranhão, 3.264 internos estão inseridos em sala de aula ou em alguma atividade educacional. Sendo que, em todo o estado, atualmente, funcionam 71 salas de aula nas unidades prisionais, com o total de 118 turmas do ensino fundamental e médio em funcionamento.

Fechar