Reforma da Fonte das Pedras segue em ritmo acelerado em São Luís

Entre os serviços já executados está a reforma dos banheiros com troca da cobertura, com instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias

Fonte: Da redação

As obras de reforma da Fonte das Pedras seguem conforme o cronograma. Nesta semana, estão sendo realizadas a recuperação da calçada externa, meio-fio e a instalação do guarda-corpo e do corrimão que circundam as passarelas internas. A previsão é realizar nos próximos dias a instalação dos decks de madeira e dar início aos serviços de paisagismo.

Entre os serviços já executados está a reforma dos banheiros com troca da cobertura, com instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. No local, também já foram concluídos serviços como a supressão de raízes e a poda das árvores, a recuperação do passeio interno de concreto e a pintura das paredes laterais internas e externas.

Os trabalhos de reforma da Fonte das Pedras estão em fase avançada e estão sendo executados sob a coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). “Os serviços de revitalização deste espaço seguem sendo acompanhados de perto e são primordiais para a conservação deste importante monumento histórico, considerado um dos mais relevantes pontos turísticos da cidade”, destaca o secretário da pasta, Mádison Leonardo Andrade.

Entre os próximos serviços a serem realizados na fonte estão a execução dos projetos de acessibilidade e paisagismo, bem como a montagem do novo deck de madeira. A restauração da Fonte das Pedras compreende, ainda, serviços de limpeza das galerias e dos tanques que recebem a água da fonte; recuperação das luminárias coloniais; e limpeza das carrancas. A área da fonte receberá novo mobiliário urbano, com lixeiras e bancos.

HISTÓRIA

Localizada na Rua Antônio Rayol, no Centro de São Luís, a Fonte das Pedras é considerada um dos mais importantes pontos turísticos da capital maranhense. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1963, o local foi construído pelos holandeses no século XVII. Em 1762, a Fonte das Pedras estava em ruínas e foi reconstruída com as características que conserva até hoje, com bicas e carrancas em lioz português, frontão de alvenaria, calçamento e galerias subterrâneas.

Fechar