Federação e clubes definem novo formato do Campeonato Maranhense

A proposta inicial foi feita pelo Juventude-MA, com ajustes apresentados pelo vice-presidente de competição da FMF, Hans Nina.

Fonte: Redação

A Federação Maranhense de Futebol e os clubes definiram, na segunda-feira (28), na 2ª reunião do conselho arbitral, o novo regulamento do Estadual 2020, que vai valer até 2021, com 13 datas.

O consenso pesou para que a competição fosse disputada em quatro fases. A proposta inicial foi feita pelo Juventude-MA, recém-chegado à primeira divisão, com ajustes apresentados pelo vice-presidente de competição da FMF, Hans Nina, em relação a sugestão inicial.

De acordo com a fórmula de disputa aprovada, na primeira fase, os oito times jogam entre si em apenas jogos de ida. Os dois primeiros avançam diretamente para a semifinal e as equipes que ficarem entre a terceira e a sexta colocação avançam para segunda fase para disputar as outras duas vagas da semifinal em cruzamento olímpico (3º x 6º e 4º x 5º) em jogos de ida e volta com vantagem para as equipes de melhor campanha apenas de mando na volta em casa.

Na semifinal, o primeiro colocado da fase de grupos enfrentará o time de pior campanha que avançou na segunda fase. O segundo colocado da fase de grupos enfrentará o time de melhor campanha que avançou na segunda fase. Sendo que a vantagem de mando na volta será dos times que avançaram de forma direta para a semifinal.

Os vencedores fazem a final, também em jogos de ida e volta com vantagem de mando na volta para o time que fizer mais pontos na soma da primeira fase com a semifinal. Os dois últimos times da primeira fase serão rebaixados.

O Campeonato Maranhense 2020 deverá começar na primeira quinzena de janeiro e terminar em abril. O São José ganhou sinal verde para mandar seus jogos no Castelão e Nhozinho Santos. Por sorteio, foi definido que Sampaio e Maranhão farão três jogos no interior. Moto e São José fazem apenas dois. As equipes do interior farão três jogos fora e quatro em casa.

Fechar