Governo apresenta “Inova Maranhão” e articula parcerias para o Parque Tecnológico

O governo apresentou o Inova ao Mass Challenge e a concepção do Parque Tecnológico do Maranhão ao MIT REAP.

Fonte: Redação

Representando o Governo do Maranhão, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovacão, Davi Telles, participou, na semana passada, em Boston, do Mass Challenge, o maior programa do mundo de incubação e aceleração de startups.

Fomentado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em conjunto com uma grande quantidade de parceiros, o Mass Challenge promove a ativação do ecossistema de inovação em dois estados americanos, Massachusetts e Rhode Islands. Nesta edição da premiação anual do programa, 1 milhão de dólares foram distribuídos a diversas startups divididas por áreas.

Além de ativar o ambiente de inovação local, o Mass Challennge se vincula a iniciativas semelhantes em todo o mundo, oferecendo suporte a elas. É o caso do Inova Maranhão, desenvolvido pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Convidado a conhecer e participar do evento, o Governo apresentou o Inova ao Mass Challenge e a concepção do Parque Tecnológico do Maranhão ao MIT REAP, programa específico do MIT de desenvolvimento de parques tecnológicos em vários países do mundo.

Focado no desenvolvimento do ecossistema de inovação maranhense e estruturado em três pilares – infraestrutura física, fomento financeiro e aceleradores de alto nível -, o Inova Maranhão segue lógica bastante semelhante àquela desenvolvida pelo Mass Challenge, ainda que que em escala bem menor. Por isso, foi convidado, durante o evento, a participar da rede de ambientes locais desenvolvidos pelo programa de Massachusetts.

Dando continuidade à agenda científica, tecnológica e de inovação em Boston, o Governo do Maranhão se reuniu na sexta-feira (25) com a diretora do Tufts Launchpad Biolabs, Christine Kressirer, que comanda um superlaboratório compartilhado de biotecnologia destinado a pesquisadores e startups que desenvolvem medicamentos, cosméticos, perfumes e outros produtos.
O Biolabs possui dez unidades ao redor do mundo, sempre oferecendo a utilização de espaços e equipamentos para pesquisas de alto desempenho a preços subsidiados.

O encontro com a Secti se deu em razão do interesse mútuo para possível implantação de um Biolabs no Parque Tecnológico do Maranhão, uma vez que o potencial do estado para a bioeconomia – tema da Semana de Ciência e Tecnologia deste ano – vem sendo priorizado a partir de iniciativas como o IECT Biotecnologia (rede que articula pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do estado).

Ainda na programação, o secretário Davi Telles reuniu com a diretora do Massachusetts Life Sciences Center, Sandhya Iyer, do Governo do Estado de Massachusetts, e visitou a empresa Mass Robotics, empresa que oferece suporte a startups da área de robótica que já tenham participado de processos de aceleração.

Fechar