Projeto que redefine limites do Parque dos Lençóis será tema de debate

Weverton Rocha e Eliziane Gama também foram convidados para audiências promovidas pelo senador Roberto Rocha

Fonte: Gil Maranhão

Promover um amplo debate com a população, lideranças comunitárias e políticas e setores diversos da sociedade e tirar dúvidas sobre o Projeto de Lei 465/2018, que redefine os limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.Este é o objetivo das duas audiências públicas que o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) vai realizar em Santo Amaro e Barreirinhas.

Roberto Rocha é autor do projeto, que tramita desde o primeiro semestre na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal. A primeira audiência está marcada para a cidade de Santo Amaro.O segundo debate está previsto para acontecer no mesmo dia, à tarde, a partir das 15h, em Barreirinhas.

SENADORES E PREFEITOS

Para os debates além de entidades de classe, associações e a população em geral, foram convidados os prefeitos dos dois municípios, Albérico Filho (Barreirinhas), e Luziane Lisboa (Santo Amaro); os presidentes das duas Câmaras Municipais; e outros senadores maranhenses – Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Ciadania)O relator do projeto no Senado, senador Elmano Férrer, do Piauí, também estará presente nas duas audiências.

Estão sendo aguardados, ainda, nos dois eventos, representantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão ambiental responsável pela administração do Parque dos Lençóis, e que em nível contribuiu no estudo que redefine os limites daquela área de conservação nacional.

TURISMO SUSTENTÁVEL

Roberto Rocha assegura que o seu projeto não vai tirar nenhuma família do Parque dos Lençóis Maranhenses.O objetivo da proposta, segundo ele, é promover o turismo sustentável na Região dos Lençóis, de modo que possam ser implementados serviços básicos como a construção de escolas, unidades de saúde, hotéis, igrejas, etc. Tudo isso com vistas a melhorar a vida das comunidades tradicionais. (Com informações da assessoria)

“Preservar o ecossistema e contemplar as comunidades com serviços públicos”, afirma autor do projeto

O senador Roberto Rocha, autor do projeto que redefine os limites do Parque dos Lençóis, afirmou que as duas audiências públicas são extremamente importantes, “pois é a oportunidade de as pessoas conhecerem a verdade”.”A verdade é que ninguém será expulso do Parque e de suas casas,”, reforçou o senador.

Segundo Rocha, “hoje, nesses povoados, as poucas escolas que existem estão em galpões e cobertas de palhas, e as crianças sentam no chão. Se houver caso de acidente, não existe um posto de saúde. Até o rio, na região, que poderia ser usado no transporte de pacientes, até uma unidade básica de saúde, estão delimitados”, alertou o senador.

Roberto Rocha acentuou que o seu projeto amplia a área atual do Parque, preserva o ecossistema e, “ao mesmo tempo, contempla as comunidades locais, onde hoje o poder público não consegue chegar, em função da delimitação do parque”, concluiu.

Fechar