Audiência em Santo Amaro vai discutir projeto que redefine limites do Parque dos Lençóis

O debate é uma iniciativa do próprio autor do projeto, senador Roberto Rocha (PSDB).

Fonte: Gil Maranhão

Uma audiência pública vai discutir, nesta sexta-feira (1º), na cidade de Santo Amaro do Maranhão, o projeto, em tramitação no Senado Federal, que redefine os limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O debate é uma iniciativa do próprio autor do projeto, senador Roberto Rocha (PSDB), que também realizará, em novembro, evento semelhante na cidade de Barrreirinhas (MA). Ele explica que o objetivo da proposta é promover o turismo sustentável na Região dos Lençóis, de modo que possam ser implementados serviços básicos como a construção de escolas, unidades de saúde, hotéis, igrejas, etc., para melhorar a vida das comunidades tradicionais. “Essas audiências públicas são extremamente importantes, pois é a oportunidade de as pessoas conhecerem a verdade. E a verdade é que ninguém será expulso do parque e de suas casas”, explicou o senador.

“Hoje, nesses povoados, as poucas escolas que existem estão em galpões e cobertas de palhas, e as crianças sentam no chão. Se houver caso de acidente, não existe um posto de saúde. Até o rio, na região, que poderia ser usado no transporte de pacientes, até uma unidade básica de saúde está delimitado e não pode ser navegável. Ou seja, o projeto amplia a área, preserva o ecossistema e, ao mesmo tempo, contempla as comunidades locais, onde hoje o poder público não consegue chegar, em função da delimitação do parque”, acrescentou.

Da audiência pública participarão entidades de classe, associações e a população em geral. Também foram convidados para o debate a prefeita do município, Luziane Lisboa; o presidente da Câmara Municipal; os senadores Weverton Rocha, Eliziane Gama e o relator do projeto no Senado, senador Elmano Férrer, do Piauí. Também estão sendo aguardados para o evento, representantes do órgão ambiental ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), entre outros.

Fechar