Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Operações do Batalhão Tiradentes reduzem ocorrências em coletivos na Grande São Luís

Os dados do grupamento apontam ainda que a redução se mantém nos últimos três anos

Ações do Batalhão reduzem ocorrências em coletivos na Grande São Luís (Foto: Handson Chagas)

Assaltos a ônibus diminuíram 48% nas cidades da Região Metropolitana de São Luís, em outubro de 2019, no comparativo com o mesmo período do ano passado. A queda reflete na promoção de operações específicas e intensificadas para controle e prevenção destes casos. Coordenadas pelo Batalhão Tiradentes de Polícia Militar, as ações têm foco no ‘fator surpresa’ com abordagens aos veículos e passageiros em paradas estratégicas. Os dados do grupamento apontam ainda que a redução se mantém nos últimos três anos.

Fruto das operações, dados do Batalhão Tiradentes apontam 45 ocorrências a ônibus em outubro de 2018, reduzindo para 23 casos, no mesmo mês deste ano. Neste mês, o grupamento militar contabilizou mais de 17,9 mil abordagens a veículos diversos (ônibus, carros, motos, vans) e pessoas.

O trabalho consiste na presença do policial nos coletivos para vistoria e monitoramento, priorizando pontos com maior demanda de ocorrências. Além das abordagens a pessoas, a polícia realiza condução, prisão de suspeitos e apreensões de drogas e armas, se for o caso. O aumento no número de abordagens é outro fator para a redução dos assaltos e outras ocorrências a coletivos. O comandante destacou ainda o apoio irrestrito do governador Flávio Dino ao investir no grupamento com mais veículos e equipamentos para combate a este e outros crimes. Operações diretas como a Saturação e Transporte Seguro, complementam as ações do Batalhão para garantir segurança de quem utiliza o transporte coletivo.

A área de atuação do Batalhão Tiradentes da Polícia Militar alcança todo o Maranhão, atuando especificamente na Região Metropolitana de São Luís. São desenvolvidas atividades de moto patrulhamento e atuação da tropa na cobertura e apoio aos demais batalhões da região.

Produtividade

No comparativo da produtividade do Batalhão Tiradentes, de janeiro a outubro deste ano, na Grande Ilha, o grupamento contabilizou a prisão de 63 suspeitos de assaltar. Em apreensões somaram 31 armas de fogo e 34 simulacros, além de drogas tiradas de circulação. No período, o Batalhão conduziu 369 pessoas a delegacias, prendeu 34 foragidos de justiça e recuperou 31 veículos. No que refere às ocorrências a ônibus, totalizaram 506 em 2018, diminuindo para 352 casos em 2019.

Somado ao trabalho de rotina, o grupamento desenvolve ainda uma série de operações direcionadas à prevenção e controle de criminalidades diversas. Entre estas, a operação Liberdade em Paz, com a finalidade de conter crimes diversos no bairro. Resultado da ação, em um mês a presença da Polícia Militar no bairro resultou na abordagem a 4.936 veículos, destes, 3.186 ônibus; abordagem a 10.829 pessoas, sendo uma condução a delegacia; nove bares interditados; uma arma de fogo apreendida; e drogas diversas apreendidas.

As demais iniciativas têm foco no combate aos assaltos a veículos e ocorrências como roubos e tráfico de drogas nos bairros. Neste conjunto estão as operações Alvorecer Seguro (desenvolvida nas primeiras horas do dia, em pontos estratégicos com fins a prevenir assaltos); Transporte Seguro (ação na qual policiais realizam abordagens e vistorias em coletivos e passageiros, em diversos pontos da cidade); Saturação e Bairro em Paz (abordagens nos bairros mapeados com maior índice de criminalidade).

 

Carregando