Unidades de saúde da capital passam por processo de reformas

Estão sendo reformadas 11 unidades de saúde da atenção primária e sete de maior porte.

Fonte: Redação/Assessoria

A Prefeitura de São Luís está realizando reformas de unidades de saúde da rede municipal, sendo 11 da atenção primária e sete de maior porte.

A ordem de serviço para a execução das obras foi assinada pelo prefeito Edivaldo no começo de outubro. Os trabalhos foram iniciados imediatamente e já tem unidades de saúde com os serviços sendo finalizados. É o caso do Centro de Saúde Genésio Ramos Filho. Localizado na Rua 13,  Cohab Anil I, a unidade passou por ampla reforma do telhado até o piso, passando pelas instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos, odontológicos e salas de exames.

SAÚDE DA FAMÍLIA

Portas de entrada para a rede de saúde, as unidades de saúde da família permitem maior aproximação entre a população e os profissionais, além de serem capazes de resolver os problemas sem a necessidade do cidadão buscar atendimento em unidades de maior porte, evitando, portanto, a superlotação. Entre as unidades do tipo que já estão com os serviços em execução está a Unidade de Saúde da Família na Vila Sarney, localizada no KM 7 da BR-135. Dentre as melhorias que a unidade de saúde está recebendo estão a recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias. Nos consultórios médicos e de atendimento odontológico, sala de preventivo, de curativo, de materiais de higiene também estão sendo feitas melhorias.

Já na Unidade de Saúde da Família do São Francisco a reforma será feita em três etapas. Inicialmente será executada a criação de um consultório de clínica médica. Também será construída uma rampa para acesso a pessoas com mobilidade reduzida e a retirada das escadas. Nos banheiros foram trocadas as instalações sanitárias e toda a unidade recebeu nova pintura.

SOCORRÃO II

Uma das principais unidades de saúde da capital, o Socorrão II também está passando por reformas e já tem 90% dos serviços finalizados. No entanto, devido ao porte e à demanda diária de pacientes a unidade está recebendo os serviços em etapas. Neste lote está sendo reformada a Clínica Cirúrgica. Toda a parte hidráulica e elétrica, piso, telhado, sanitários da ala foram reformadas. A área de repouso dos enfermeiros também está passando por melhorias. Com isto 30 leitos serão liberados para uso na unidade.

Já a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Alemanha inclui melhorias na parte elétrica, hidrossanitária, pintura, piso e forro em todos os oito consultórios.

OUTRAS UNIDADES

Na área da saúde, também estão em andamento as reformas do Centro de Saúde da Santa Clara, Centro de Saúde da Zona Rural, Centro de Saúde Nazaré Neiva, no bairro São Raimundo, Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis, no bairro Cidade Olímpica I. Além das reformas em andamento, uma equipe volante está dando suporte a 25 unidades da atenção básica, realizando serviços de manutenção.

Fechar