Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Mirante da Balaiada em Caxias entre os dez finalistas de concurso do Ministério do Turismo

A premiação, concedida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, é a mais importante do Brasil no setor.

Complexo Turístico Cultural Mirante da Balaiada (Foto: Divulgação)

O Complexo Turístico Cultural Mirante da Balaiada, em Caxias, está entre os dez finalistas do concurso Prêmio Nacional do Turismo 2019, instituído pelo Ministério do Turismo.

Construído pela administração do prefeito Fábio Gentil, o complexo turístico, que envolve o Mirante, as Ruínas e o Memorial da Balaiada, ganhou destaque nas páginas de revistas e sites especializados.

A premiação, concedida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, é a mais importante do Brasil no setor. O vencedor será conhecido no dia 5 de dezembro, em Minas Gerais.

O Prêmio Nacional do Turismo 2019 reconhece as iniciativas de destaque que contribuíram de forma significativa para o turismo brasileiro e que tenham sido implementadas nos últimos 24 meses, por entes públicos, privados ou do terceiro setor.

O MIRANTE – Desde sua inauguração, em abril de 2018, o Mirante se tornou mais um cartão postal de Caxias e em menos de 1 ano, o local mais visitado da cidade por turistas e pelos próprios caxienses. A vista panorâmica da Princesa do Sertão, no alto do Mirante, é apenas um detalhe da beleza que envolver o lugar.

No mesmo ambiente, é possível se maravilhar com o globo que gira sobre um espelho d´água e, nesse mesmo recipiente, as pessoas passaram a cultuar como fonte dos desejos, arremessando moedas como forma de agradecimento. Tocar nas ruínas da Guerra da Balaiada e adentrar no Memorial para ver de perto artefatos, utensílios e peças centenárias que fazem parte da história, é uma parada obrigatória, além de um passeio ecológico.

A trilha foi toda pensada para preservar as árvores da região. No trajeto, os visitantes podem apreciar a natureza de diferentes formas. Um córrego com uma pequena queda d’água foi incorporada ao local. Animais apreendidos em operações do IBAMA são levados para o Mirante numa etapa de readaptação ao habitat. São coelhos, marrecos, jandaias, araras, jabutis e uma variedade bichos silvestres.

O Mirante da Balaiada oferece também uma praça de alimentação, comercialização do artesanato local, espaço de leitura, tudo supervisionado por um sistema de segurança que envolve monitores, guardas municipais e bombeiros civis.

O Mirante da Balaiada passou a ser o cenário mais desejado de books fotográficos para modelos, noivados e formaturas. O local recebe cerca de 60 mil visitações por mês, durante todo o dia, sendo que apenas das 6h às 22h é o horário permitido para subir a rampa da passarela do Mirante.

E foi toda essa riqueza de detalhes, somadas a cunho histórico que alavancaram o turismo em Caxias, levando o Complexo Turístico e Cultural Mirante a Balaiada a ser indicado ao Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria “Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo”.

Carregando