Após Planificação da Atenção à Saúde, Caxias ganha 1º lugar em premiação nacional

A premiação aconteceu na última sexta, em Brasília.

Fonte: Redação/Assessoria

A Planificação da Atenção à Saúde realizada na regional de Caxias, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e prefeituras municipais, garantiu ao município de Caxias a primeira colocação, na categoria relato de experiência, na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI).

A premiação aconteceu na última sexta, em Brasília. “A redução da mortalidade materna e infantil é uma das metas do governo Flávio Dino. Nesse contexto, esse prêmio que a cidade de Caxias recebeu, devido à redução dos índices no município e da região por meio do processo de organização dos serviços na Planificação da Atenção à Saúde, é uma prova de que estamos no rumo certo. É um trabalho conjunto de cuidar dos maranhenses”, comemorou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A regional de saúde de Caxias, composta por seis municípios, foi a primeira a iniciar a Planificação da Atenção à Saúde em 2015. Variáveis como interlocução entre os pontos de atenção à saúde, manejo do pré-natal de risco habitual e alto risco e governança regional foram fatores que ajudaram a alcançar os resultados de redução na mortalidade materna.

Em 2015, a taxa de mortalidade era de 308,34/ mil habitantes, em 2019, esse índice foi reduzido para 51,68/mil habitantes.

Fechar