Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Vereador Dr. Gutemberg apresenta Projetos de Lei para combater a depressão e prevenir o suicídio

O vereador defendeu os projetos que seguem para segunda votação e, posteriormente, sanção do prefeito Edivaldo Holanda.

Dr. Gutemberg defendeu os projetos que seguem para segunda votação e, posteriormente, sanção do prefeito Edivaldo Holanda (Foto: Paulo Caruá)

Tramitam na Câmara Municipal de São Luís dois Projetos de Lei de autoria do vereador Dr. Gutemberg que criam: a ‘Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio’ e a ‘Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio’. Durante sessão nesta terça-feira (10), o vereador defendeu os projetos que seguem para segunda votação e, posteriormente, sanção do prefeito Edivaldo Holanda.

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. E, segundo o Centro de Valorização da Vida(CVV), a região metropolitana de São Luís registrou 123 casos de suicídio, somente no mês de maio deste ano, o equivalente a mais de 4(quatro) por dia. Em discurso na tribuna, Dr. Gutemberg apresentou dados sobre o aumento de suicídio no país e fez um alerta às famílias para que fiquem atentas ao comportamento dos jovens.

“No Brasil, a automutilação aumentou em 93% de 2013 a 2018, principalmente, entre os adolescentes. São jovens que se cortam, se machucam. Tudo isso levado por problemas existenciais. A depressão foi apontada como a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Os nossos projetos de Lei englobam o tratamento para as pessoas em sofrimento e também questões educacionais para as famílias. É importante reconhecer os sinais que antecedem os suicídios”, disse Dr. Gutemberg.

Entre as diretrizes da Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, estão: prevenir a violência autoprovocada; abordagem adequada aos familiares e as pessoas próximas das vítimas de suicídio com a assistência psicossocial; a promoção de palestras e seminários para orientar e alertar à população sobre como diagnosticar possíveis suicidas; direcionamento de atividades e apoio para o público alvo do programa, entre outras ações.

Todas essas diretrizes serão intensificadas durante a ‘Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio’, que vai entrar para o calendário oficial de eventos de São Luís. A realização será anual, no mês de setembro, mês que marca a campanha ‘Setembro Amarelo’ – prevenção ao suicídio.

Na oportunidade, Dr. Gutemberg parabenizou o governador Flávio Dino que encaminhou projeto de Lei semelhante à Assembleia Legislativa. O vereador ainda destacou que “o Município tem papel relevante para o tratamento desse transtorno, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação aos que necessitem. No momento em que São Luís colocar em funcionamento essas duas leis, vai amparar muitas famílias”, afirma.

Carregando