Vereador Dr. Gutemberg apresenta Projetos de Lei para combater a depressão e prevenir o suicídio

O vereador defendeu os projetos que seguem para segunda votação e, posteriormente, sanção do prefeito Edivaldo Holanda.

Fonte: Redação/Assessoria

Tramitam na Câmara Municipal de São Luís dois Projetos de Lei de autoria do vereador Dr. Gutemberg que criam: a ‘Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio’ e a ‘Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio’. Durante sessão nesta terça-feira (10), o vereador defendeu os projetos que seguem para segunda votação e, posteriormente, sanção do prefeito Edivaldo Holanda.

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. E, segundo o Centro de Valorização da Vida(CVV), a região metropolitana de São Luís registrou 123 casos de suicídio, somente no mês de maio deste ano, o equivalente a mais de 4(quatro) por dia. Em discurso na tribuna, Dr. Gutemberg apresentou dados sobre o aumento de suicídio no país e fez um alerta às famílias para que fiquem atentas ao comportamento dos jovens.

“No Brasil, a automutilação aumentou em 93% de 2013 a 2018, principalmente, entre os adolescentes. São jovens que se cortam, se machucam. Tudo isso levado por problemas existenciais. A depressão foi apontada como a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Os nossos projetos de Lei englobam o tratamento para as pessoas em sofrimento e também questões educacionais para as famílias. É importante reconhecer os sinais que antecedem os suicídios”, disse Dr. Gutemberg.

Entre as diretrizes da Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, estão: prevenir a violência autoprovocada; abordagem adequada aos familiares e as pessoas próximas das vítimas de suicídio com a assistência psicossocial; a promoção de palestras e seminários para orientar e alertar à população sobre como diagnosticar possíveis suicidas; direcionamento de atividades e apoio para o público alvo do programa, entre outras ações.

Todas essas diretrizes serão intensificadas durante a ‘Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio’, que vai entrar para o calendário oficial de eventos de São Luís. A realização será anual, no mês de setembro, mês que marca a campanha ‘Setembro Amarelo’ – prevenção ao suicídio.

Na oportunidade, Dr. Gutemberg parabenizou o governador Flávio Dino que encaminhou projeto de Lei semelhante à Assembleia Legislativa. O vereador ainda destacou que “o Município tem papel relevante para o tratamento desse transtorno, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação aos que necessitem. No momento em que São Luís colocar em funcionamento essas duas leis, vai amparar muitas famílias”, afirma.

Fechar