IEMA vai inaugurar laboratório de equipamentos biomédicos

No âmbito público, existem apenas sete cursos desse tipo no Brasil.

Fonte: Redação/Assessoria

O primeiro laboratório de equipamentos biomédicos do Maranhão acaba de ficar completo com os materiais e equipamentos italianos que foram adquiridos pelo Governo do Estado. Foram entregues à Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Timon, onde são ofertados os cursos técnicos em equipamentos biomédicos e informática biomédica para jovens que estão cursando o ensino médio técnico integrado na unidade.

Os equipamentos do laboratório da UP Timon são os mesmos utilizados pelo Centro Paula Souza, de São Paulo, que é o polo Sul e Sudeste de referência na formação de técnicos em equipamentos biomédicos. No Nordeste, o IEMA é a única instituição pública que possui esses equipamentos.

No âmbito público, existem apenas sete cursos desse tipo no Brasil. Os outros são nos Institutos Federais do Rio Grande do Norte, Paraíba e Brasília, no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais e no Senai São Paulo.

A previsão é que a o equipamento da UP Timon seja inaugurado este ano. O diretor de Planejamento e Administração do IEMA, Gustavo Andrade, informou que foram investidos R$ 839 mil em conjuntos de equipamentos fornecidos pela empresa italiana De Lorenzo para laboratórios biomédicos com sistema didático para estudo e treinamento dos futuros técnicos, que serão formados pelo Instituto e habilitados para manutenção, conserto e suporte de equipamentos de clínicas e hospitais.

“Fora esse investimento no laboratório em si, também foram feitos investimentos em computadores, mobiliários e na adaptação do espaço físico para receber os novos materiais, o que acabou totalizando R$ 887 mil para a Unidade Plena de Timon”, afirmou Gustavo Andrade.

O coordenador dos laboratórios da base técnica do IEMA, Adryand Cesary Coelho, explicou que os materiais também permitem que os alunos aprendam a trabalhar em equipe. Com os novos materiais, os estudantes poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula já que o sistema é composto por módulos que permitem a aprendizagem, análise e testes de princípios relacionados aos equipamentos biomédicos e eletrônica geral.

Por possibilitar aprendizagem no âmbito da eletrônica, os equipamentos, também, poderão ser utilizados em laboratórios de outros cursos técnicos do IEMA como o de eletrotécnica, na UP de Axixá, e de eletroeletrônica, na UP Matões, por exemplo.

Para o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, o laboratório de equipamentos biomédicos é uma conquista importante para a educação profissional do Maranhão e consolida uma característica da instituição, que é proporcionar em oferecer cursos técnicos inéditos no Maranhão, abrindo oportunidade profissionais antes inacessíveis para a maioria dos maranhenses. “A educação profissional e tecnológica é o grande diferencial do IEMA. Ao abrir cursos técnicos e implantar laboratórios como estes, criamos oportunidade de trabalho que era inacessível para a maioria dos maranhenses. Este investimento vai gerar um círculo virtuoso de educação e produção, fazendo avançar o pessoal técnico qualificado no Maranhão, atraindo empresas e novos negócios”, disse Almada.

SINFRA – Os Iemas estão sendo construídos pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. O secretário titular da Sinfra, Clayton Noleto, considera o projeto dos Iemas “uma das mais importantes iniciativas da administração Flávio Dino, em sintonia com o que há de mais avançado no campo da educação mundial”.

“O Iema prepara os jovens para a chamada sociedade do conhecimento e é muito importante para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão. E os resultados estão sendo colhidos em sua fase inicial. O melhor ainda está por vir”, afirmou Noleto.

Fechar