Site promete mostrar quem entrou no seu Instagram

Ferramenta fornece lista com as pessoas que visitaram sua conta nas últimas 24 horas, mas pode oferecer riscos à privacidade.

Fonte: Ana Letícia Loubak/TechTudo

“Quem visitou meu o Instagram?” Essa é uma curiosidade muito comum entre os usuários. Apesar de mostrar quantas pessoas viram seu perfil, o app não revela o nome dos visitantes por questões de privacidade. Para quem realmente deseja saber essa informação, existem diversas alternativas que prometem revelar os nomes, embora não haja como comprovar a veracidade dos dados. Um deles é o Stalkci, um site que promete dizer quem “stalkeou” seu perfil.

A ferramenta se conecta à rede social e fornece uma lista com as pessoas que visitaram o perfil do dono da conta nas últimas 24 horas. Embora descobrir quem está de olho na sua vida online seja uma proposta tentadora, a curiosidade pode representar riscos à segurança. Isso porque o Stalkci não é um site reconhecido pelo Instagram e, portanto, não há como garantir a privacidade do usuário. Além disso, o app pode banir contas que usam ferramentas extras para conseguir esse tipo de informação.

Para utilizar a plataforma, é preciso informar o nome de usuário e senha do Instagram. Após o login, o Stalkci analisa o seu perfil e informa as pessoas que espionaram suas fotos e vídeos. O site leva em conta os acessos feitos nas últimas 24 horas e, nos testes realizados pelo TechTudo, forneceu uma lista de 30 usuários.

Segundo o Stalkci, a extensão da lista é variável. Em outras palavras, o site pode apontar um número maior ou menor de usuários se a conta em questão for menos ou mais alvejada por stalkers. Aparentemente, não há um critério para a ordenação dos perfis “dedurados”, e não há como saber se a pessoa que figura em primeiro lugar, por exemplo, é mais obsessiva do que a classificada na última posição.

Stalkci é seguro?

É importante ressaltar, porém, que o Instagram não fornece esse tipo de informação, ou seja, não há como atestar a veracidade dos dados indicados no Stalkci. Segundo os termos da rede social, as informações dos usuários cadastrados só podem ser compartilhadas entre empresas do Facebook e com anunciantes, parceiros de mensuração, pesquisadores acadêmicos e autoridades legais, se necessário. Isso aponta para um problema: o Stalkci não tem autorização para ler os dados das pessoas.

No fórum Reddit há relatos de usuários que foram surpreendidos com posts feitos pelo Stalkci nos seus perfis do Instagram. Como a plataforma requer acesso à rede social para revelar os stalkers, ela acaba obtendo uma série de outras permissões no momento em que a pessoa faz login. Curiosos para descobrir os bisbilhoteiros, muitos concedem, sem saber, autorização para que o Stalkci publique conteúdos em seu nome. Nesses casos, é preciso acessar as configurações do Instagram e revogar o acesso de aplicativos de terceiros à conta.

Além disso, o uso de aplicativos que revelam informações como quem visualizou o seu perfil viola os termos de uso do Instagram e o usuário pode ser bloqueado no app temporariamente ou até mesmo definitivamente.

Fechar