Prefeitura inicia reformas de praças em São Luís

Serviços integram o programa São Luís em Obras, que já contabiliza dezenas de frentes de serviços em toda a cidade.

Fonte: Com informações da Agência São Luís

Por meio do programa São Luís em Obras, mais duas frentes de trabalho foram iniciadas pela Prefeitura de São Luís: a reforma das praças da Misericórdia e da Saudade, importantes espaços do Centro Histórico da capital. A Ordem de Serviço para as reformas foi assinada pelo prefeito no início de dezembro e visam requalificar dois importantes cartões-postais que, ao longo dos anos, têm sofrido com sérios problemas de infraestrutura e urbanização.

“As praças da Misericórdia e da Saudade são logradouros que trazem parte da história de São Luís e que, com as reformas, terão resgatados sua beleza e o destaque entre os espaços públicos importantes do nosso Centro. Estamos com diversas frentes do São Luís em Obras em andamento, entre elas as requalificações de praças, locais nos quais a população pode conviver de maneira saudável, com o sentido de pertencimento da comunidade em relação aos equipamentos públicos”, declarou o prefeito Edivaldo.

Os projetos de reforma das praças visam organizar e estruturar os espaços urbanos, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas também por visitantes e turistas, por meio do lazer e da socialização. As reformas visam, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população através da execução de paisagismo, urbanização, iluminação, mobiliário urbano, construção e reforma de quiosques, serviços de drenagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical, acesso a transporte público e dando condições de acessibilidade universal, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida, pedestres e ciclistas.

O titular da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, destacou que o início das obras nas praças marca um novo momento nos projetos de revitalização. “Agora poderemos acompanhar a materialização de um trabalho que envolveu tanto setores técnicos como sociais da Prefeitura. Foram meses de pesquisa e escuta da população. O que mais nos orgulha na revitalização das praças da Saudade e da Misericórdia é saber que cada cidadão poderá se sentir parte desses espaços de forma única, pois eles serão frutos dos anseios e sugestões dadas por cada um deles”, destacou.

A Praça da Saudade está localizada em frente ao Cemitério do Gavião, bairro Madre Deus. A Praça da Misericórdia está situada Rua de Santa Rita, em frente ao Hospital Santa Casa da Misericórdia do Maranhão. Nestes locais já estão sendo instalados os tapumes para isolamento de área e, paralelamente, há profissionais do ramo de sociologia e assistência social conversando com os usuários dos logradouros, isto é, taxistas, vendedores ambulantes, pequenos comerciantes e moradores, informando detalhes das obras e das adequações a serem realizadas.

Fechar