População comemora um ano da reforma do Complexo Deodoro

Entregue em dezembro do ano passado, a obra de revitalização transformou o espaço em um dos locais mais visitados da cidade.

Fonte: Agência São Luís

Há um ano, a população de São Luís recebeu o complexo Deodoro completamente reformado. Com a revitalização das praças Deodoro e Panteon e das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, os ludovicenses ganharam também novos espaços de lazer no Centro da cidade. O espaço hoje nem de longe lembra o que era antes da reforma. A obra na área, que incluiu a reforma da Rua Grande, foi realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís. A transformação ganhou reforço com a promoção de constantes atividades culturais no local, como a programação do Reviva Centro, criado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior dentro de um conjunto de ações realizadas para a revitalização de toda área central de São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior ressalta a importância da revitalização de um dos espaços historicamente mais relevantes para a cidade. “Um ano depois, comemoramos a entrega deste novo espaço para a cidade de São Luís. É gratificante ver que o ambiente ganhou novos ares, acolhendo milhares de pessoas diariamente e servindo de palco para atrações culturais. Hoje podemos observar que o objetivo da obra foi cumprido, que foi fazer com que a população voltasse a se apropriar deste importante espaço público”, disse o gestor municipal.

Para o superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, os resultados positivos vão além do esperado. “O que temos hoje é um espaço totalmente diferente não só na questão estrutural, no resgate de sua beleza, mas, sobretudo, pela reocupação.É importante destacar o esforço conjunto para a revitalização deste espaço. O trabalho iniciado com a obra, ganha reforço com as atividades culturais, contribuindo para que o espaço seja ainda mais atrativo para a população e para os turistas”, reforça o superintendente.

O Complexo Deodoro está inserido no roteiro turístico que inclui outros espaços também recentemente revitalizados como a Praça Pedro II. O espaço é agora palco de importantes atividades culturais, como o programa Reviva Centro. Da programação que regularmente é realizada no espaço, fazem parte o Sarau Histórico, o Arte na Praça e o Passeio Serenata, que sai do Largo do Carmo e percorre a Rua Grande até as praças. Em fins de semana, as atividades recreativas para as crianças também têm reunido famílias no espaço.

REQUALIFICAÇÃO 

Para a transformação do espaço, o Complexo Deodoro teve todo o seu piso renovado com a colocação de pavimento em concreto lapidado e elementos que favorecem a acessibilidade. A área ganhou também novo paisagismo e mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e caramanchões, e nova iluminação, que permite que o local possa ser frequentado pela população também no período noturno. Depois da reforma, os frequentadores da área passaram a contar com banheiros públicos estruturados, bancos ornamentados com as históricas pedras lioz, além de espaços para a promoção de uma variedade de ações culturais e artísticas.

APROVAÇÃO

Com a reforma, jovens, adultos, crianças e idosos, famílias inteiras e turistas, voltaram a fazer parte do público que frequenta o espaço. Geane Martins e Lalessa Bringel aproveitaram que estavam pelo centro da cidade e passaram nas praças com as crianças. “Está muita mais bonita. Antes estava bem ruim, mas agora a gente consegue passar por aqui com tranquilidade. Antes eu andava com minha mãe por aqui e ela vivia tropeçando porque era muito ruim de andar, hoje melhorou muito”, avaliou a dona de casa Geane, que destacou a acessibilidade como um dos pontos positivos da transformação na área.

“A gente mora longe e não consegue vir só para passear, mas sempre que estou por aqui passo pela praça, que está muito melhor agora com essa reforma que foi realizada”, acrescentou a dona de casa Lalessa Bringel, que estava com a filha e aproveitou para registrar a decoração natalina do espaço que está pronto para o Natal.

Diariamente, grupos de amigos ocupam o espaço para conversas, lanches, leituras, entre outras atividades que agora podem ser realizadas no local. “Eu achei que melhorou muito, pois virou um ambiente cultural na nossa cidade. Antigamente não tínhamos isso aqui no Centro, hoje vemos muitas atividades culturais acontecendo aos fins de semana. Tem muita gente usando de forma positiva esse espaço, trazendo crianças para passear. Este ambiente passa uma imagem mais bonita da nossa cidade”, conta a estudante Victória Viana, de 15 anos. “Aqui não era um local onde a gente podia sentar e ficar acomodado. Agora temos esse gramado e outros lugares”, completou Luana Silva, de 15 anos.

Para que as pessoas possam usufruir do espaço, foi reforçada a segurança, o que faz com que a população tenha tranquilidade para frequentar as praças. Na área, foi instalado um centro que serve para equipes administrativas, Blitz Urbana e policiamento. No Complexo Deodoro, a Guarda Municipal de São Luís atua 24 horas com guarnições e guardas que patrulham constantemente a área. As equipes também realizam monitoramento visual do local através de câmeras de segurança. O trabalho da guarda conta ainda com o apoio da polícia militar que atua fazendo ronda, com viaturas, motos e bicicletas.

Fechar