Retrospectiva das principais ações do deputado estadual Adelmo Soares em 2019

Ações do deputado em 2019 foram destaque na Assembleia Legislativa e em visitas a municípios maranhenses.

Fonte: Redação/Assessoria

O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) fechou o primeiro ano de mandato na Assembleia Legislativa com muitas ações realizadas, projetos aprovados e uma série de trabalhos encaminhados em prol da população maranhense.

Nesta retrospectiva, o Jornal Pequeno destaca a atuação do parlamentar, que planta ideias e colhe resultados.

Em seus primeiros dias de trabalho na Assembleia, Adelmo recebeu nota de agradecimento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MA) e o Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional (FMSAN), que parabenizaram pelo empenho na articulação da realização de uma Audiência Pública, que tratou sobre as consequências da MP 870/2019 para as políticas Públicas.

Em março, Adelmo aproveitou seu discurso na tribuna para apresentar o Projeto de Lei que propôs reconhecer como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Maranhão, a Procissão do Fogaréu realizada na cidade de Caxias. 

Adelmo destacou a importância da criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).  O parlamentar elogiou a iniciativa tomada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), em aparte ao pronunciamento do companheiro de partido, Prof. Marco Aurélio (PCdoB). Adelmo defendeu também a criação da UemaLeste, para beneficiar os municípios do Leste Maranhense, entre eles Caxias e Codó.

Em março, Adelmo Soares foi eleito por unanimidade como o coordenador do Fórum Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional do Nordeste – importante ação dos deputados em prol da causa no legislativo.

Adelmo Soares foi eleito coordenador do Fórum Parlamentar Nordeste (Foto: Divulgação)

Parlamentares de cinco estados se reuniram em Recife para colocar em pauta o desenvolvimento da agricultura familiar no Nordeste. Representando o Maranhão, o deputado e ex-secretário de estado do setor, Adelmo Soares (PCdoB) aproveitou a oportunidade para apresentar as histórias de transformação no estado.

Um dos pontos de maior destaque do deputado neste ano de 2019 foi a aprovação do Projeto de Lei de sua autoria, em coautoria com o deputado Duarte Jr, que proíbe a utilização de canudos produzidos em material plástico nos estabelecimentos comerciais do Estado.

O parlamentar agradeceu aos colegas pela aprovação da matéria, por unanimidade, e disse que a lei tem o objetivo de preservar o meio ambiente, já que os canudos levam centenas de anos para se decompor.

O parlamentar agradeceu aos colegas pela aprovação da matéria, por unanimidade (Foto: Divulgação)

A voz dos agricultores e agricultoras familiares foi ampliada dentro da Assembleia Legislativa do Maranhão. Com o marco “De coadjuvante à protagonista no desenvolvimento socioeconômico maranhense”, o deputado Adelmo Soares reuniu no Auditório Plenarinho para o Diálogo Participativo de composição da Mesa Diretora da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Maranhão.

Na ocasião, o deputado apresentou retrospectos e informações sobre a pauta. Este foi o primeiro ato para a construção da Frente Parlamentar.

Atender pautas dos municípios maranhenses fizeram parte da agenda do parlamentar em 2019. Adelmo participou de uma reunião realizada na Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão (SAF), visando atender demandas do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barreirinhas (STTR).

Demandas consideradas essenciais para o desenvolvimento da agricultura no município de Barreirinhas, e que foram repassadas ao Governo Estadual para serem devidamente atendidas.

Adelmo se reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barreirinhas

O deputado participou, em maio, da 1° edição do projeto ‘Limpa Praia São Luís’, que foi criado e organizado pelos alunos da turma de Mestrado em Recursos Marinhos e Pesca da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O parlamentar explicou que o objetivo principal do evento foi criar atividades que promovam a conscientização da população e realizar ações de combate à poluição, em homenagem ao Dia Estadual de Combate à Poluição nas Praças e Limpeza das Praias e Lagoas Maranhenses.

Visitar as mais diversas localidades do Maranhão foi uma constante na agenda de Adelmo Soares em 2019. O deputado estadual, durante o mês de maio, participou da 10° Festa da Mães, no bairro Volta Redonda, em Caxias. Naquele fim de semana, cumpriu compromissos em Peritoró e Lago da Pedra.

Adelmo se reuniu com líderes e autoridades de várias regiões do estado

O deputado estadual Adelmo Soares participou da abertura do 15º Fórum dos Gestores e Gestoras Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste, que ocorreu em Natal/RN, na quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O fórum contou com uma programação voltada para pautas que visem fortalecer a agricultura familiar nordestina.

No mês de julho, o deputado estadual Adelmo Soares participou da abertura do 15º Fórum dos Gestores e Gestoras Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste, que ocorreu em Natal/RN, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O fórum contou com uma programação voltada para pautas que visem fortalecer a agricultura familiar nordestina.

Adelmo Soares defendeu pautas que visem fortalecer a agricultura familiar nordestina

Em reunião com o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo, o deputado Adelmo Soares acompanhado do líder político de Codó, Pedro Belo, tratou de assuntos relevantes para os codoenses, em especial ao que tange o Projeto Travessia. A reunião foi em resposta ao requerimento protocolado na Assembleia Legislativa, ainda nas primeiras semanas de mandato, em que Adelmo solicitou a implantação do Projeto Travessia, destinado às pessoas mais necessitadas.

O Serviço Travessia é desenvolvido pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), e se destina ao deslocamento de pessoas que fazem uso de cadeira de rodas; deficientes visuais e crianças com microcefalia, hidrocefalia e outras doenças neurológicas com alto comprometimento de mobilidade reduzida permanente, conforme Resolução – MOB N° 001, de 27/02/18.

Movimentos sociais, entidades políticas e agricultoras de todo o Brasil ocuparam a região central de Brasília para dar início à 6° Marcha das Margaridas, no dia 14 de agosto. O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), parceiro de diversos movimentos, organizações e sindicatos no Maranhão, esteve presente ao evento para dar suporte a conterrâneos durante o ato.

Adelmo reforçou seu compromisso em nome da agricultura familiar

Pautas nacionais também estiveram na agenda do deputado que, a convite do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, se dirigiu até Brasília para acompanhar a reunião realizada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em pauta, a Reforma da Previdência para estados e municípios.

Adelmo Soares, Othelino Neto e Weverton Rocha debateram temas importantes para o Maranhão em Brasília

Mostrando articulação no congresso, o deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) tem levado as demandas dos municípios maranhenses a Brasília, em especial de Paço do Lumiar, ao lado da prefeita em exercício, Paula Azevedo (Solidariedade). Reuniões constantes com a bancada do Maranhão em Brasília reforçam o trânsito do parlamentar para resolver questões importantes do estado.

Adelmo participou da abertura da 19ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), realizada na cidade de Barreirinhas, em novembro. O evento  oportunizou a troca de experiências, conhecimento de novas técnicas e tecnologias, além de impulsionar a agricultura familiar maranhense.

Adelmo Soares prestigiou o evento ao lado do governador Flávio Dino (Foto: Divulgação)

Ao lado do governador Flávio Dino, Adelmo destacou a iniciativa do governo do Maranhão e todos os responsáveis pelo sucesso da Feira: “Foi uma bela cerimônia de abertura, com nossos agricultores expondo sua produção, apresentando novas tecnologias e formando um espaço de interação da agricultura familiar com o povo maranhense. Mais uma vez, parabenizo o Governo do Maranhão, o governador Flávio Dino, o secretário de Agricultura Familiar, Júlio Mendonça, a presidente da AGERP, Loroana Santana, o presidente do ITERMA, Raimundo Lídio, e todos os agricultores e agricultoras que dão vida a todas as Agritec’s do Maranhão”, frisou.

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, em dezembro, o deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) dedicou suas palavras ao enaltecimento da 3ª edição do Natal Iluminado no município de Caxias, uma iniciativa da gestão do prefeito Fábio Gentil (PRB) que já é considerada a maior do Maranhão e do Nordeste. Iniciativa que elevou Caxias ao reconhecimento por meio da expressão “Gramado do Nordeste”.

Adelmo Soares com o prefeito de Caxias Fábio Gentil (Foto: Divulgação)

O parlamentar ressaltou ainda a programação do último domingo (08), data em que Caxias recebeu o show do Padre Alessandro Campos, mais conhecido como “Padre Sertanejo”, responsável por atrais milhares de cristãos, fãs e multidões em um espetáculo que reúne a fé e as músicas já conhecidas pelo público.

Em um dos seus últimos trabalhos na Assembleia no ano de 2019, o parlamentar, defensor da agricultura familiar e além de parceiro dos movimentos sociais maranhenses, apresentou aos colegas parlamentares a farinha de mandioca itapecuruense, além de propagar no parlamento a causa e a finalidade que carrega o Selo “Gosto do Maranhão”.

O Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (formado por SAF, Agerp e Iterma), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizou a apresentação do primeiro produto com o Selo da Agricultura Familiar “Gosto do Maranhão”. A farinha de mandioca produzida pela Cooperativa Mista das Áreas de Reforma Agraria do Vale do Itapecuru (Coopevi) do Assentamento Cristina Alves, em Itapecuru-Mirim, recebeu o selo que tem a finalidade de fortalecer as identidades sociais e produtivas da agricultura familiar maranhense.

2020 já bate à porta, e Adelmo Soares garante estar com a mesma motivação do primeiro ano de mandato para seguir plantando ideias em prol da população maranhense.

Fechar