Iniciada testagens rápidas para Covid-19 na população em situação de rua em São Luís

Objetivo é ofertar os devidos cuidados a esse público, que pode ser o isolamento restritivo ou encaminhamento para hospitais de referência

Fonte: Da redação

Atuando de forma planejada e estratégica no enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado do Maranhão, iniciaram nesta quinta-feira (9) as testagens rápidas do Covid-19 junto à população em situação de rua abrigadas na Unidade de Acolhimento Provisório da Vila Luizão – local reservado para pessoas consideradas com casos suspeitos da doença. Dos cinco testes realizados, pela Força Estadual de Saúde, todos deram negativo para a Covid-19. Atualmente, 97 pessoas estão acolhidas no setor de alojamento do Estádio Castelão e cinco na Vila Luizão.

TESTES

As cinco pessoas que participaram da testagem rápida, já estavam em isolamento na Unidade da Vila Luizão, pois ao passar pela avaliação clínica havia suspeita de terem contraído o Covid-19. O acolhimento inicial acontece no Estádio Castelão, outro espaço provisório para abrigar a população em situação de rua, lá são realizados os atendimentos clínicos inicias e se constado gripe ou sintomas suspeitos do novo corona vírus elas são encaminhadas para a unidade da Vila Luizão.

Os testes rápidos têm resultado em até 20 minutos. Os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, popularmente conhecido como novo coronavírus, que causa a doença Covid-19.

Além do teste do Covid-19 estão sendo realizados testes de Hepatites B e C , de HIV, sífilis para, caso o exame seja positivo, sejam feitos os devidos encaminhamentos e tratamentos.

Fechar