Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Artigo: O maior dos compromissos

Como o caro leitor já sabe, coloquei meu nome à disposição dos membros do Ministério Público do Estado do Maranhão para, após processo eleitoral, dirigir a instituição no biênio 2020/2022

Foto: Reprodução

Como o caro leitor já sabe, coloquei meu nome à disposição dos membros do Ministério Público do Estado do Maranhão para, após processo eleitoral, dirigir a instituição no biênio 2020/2022. Fui o único candidato a firmar uma série de compromissos em um documento formal, intitulado “Ministério Público Interagente”, revelando como pretendo construir uma maior interação interna e com a sociedade, objetivando a promoção de um conjunto básico de direitos aos cidadãos maranhenses, como resultado de uma iniciativa institucional engenhosa que fará com que todos tenham uma vida digna neste estado.

Enquanto os outros candidatos, inicialmente, encaminharam apenas as cartas de apresentação de suas respectivas candidaturas, coloquei meu programa exaustivamente no papel, em documento técnico e jurídico de 40 páginas, esclarecendo a forma como pretendo aprimorar o Ministério Público maranhense e os serviços que serão prestados à sociedade maranhense caso meu nome seja o escolhido. Esse documento foi amplamente divulgado entre os membros da classe e também entregue aos dirigentes de diversas instituições públicas e privadas do Maranhão.

Fiz isso porque aprendi, em quase 40 anos de vida pública, que uma instituição da importância do Ministério Público não pode ater-se a um processo eleitoral onde somente se discutem nomes, mas sim onde se debatem projetos. Discursos reduzidos a etéreas lives ou rápidos telefonemas falam de nomes embalados por solitários emojis ou sobras vãs; discurso significativo fala de ideias, possui método e técnica, e deve ser posto à crítica, pois se torna um compromisso para a consecução do qual serão movidos esforços a fim de que, caso eleito, o candidato organize uma equipe qualificada e trabalhe para concretizar aquelas propostas que moldaram seu discurso.

O Ministério Público é muito grande e não pode ser reduzido simplesmente ao somatório de seus membros e servidores. Somos, por imposição constitucional, os guardiões da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. E é por isso, que venho aqui e agora reafirmar essa transparência que tenho adotado durante a campanha e disponibilizar o meu projeto de Ministério Público Interagente e Solidário também para toda a sociedade maranhense. Os interessados em conhecê-lo podem pedi-lo pelo e-mail nicolau.pgj2020@gmail.com ou pelo direct da conta aberta do Instagram eduardo_nicolau_pgj2020.

Finalmente, enfatizo para todos qual é o maior dos compromissos: é aquele firmado no dia das nossas posses no Ministério Público, que é o respeito à Constituição. É ela quem cria e batiza o estado, diz que o povo é o detentor do poder e elenca as formas de seu exercício, além de estabelecer direitos e garantias fundamentais.
Renovo aqui com o meu povo a missão de respeito às instituições democráticas, à história e à dignidade humana, eis que fora da Constituição não há salvação!

Eduardo Nicolau

Candidato à Procurador Geral de Justiça

Carregando