Governo suspende decreto e eventos de pequeno porte estão mantidos no Maranhão

Secretário de Saúde informou que dialogará com segmento e o Ministério Público para deliberar sobre o assunto.

Fonte: Redação

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, informou que, por ora, os eventos de pequeno porte estão mantidos no Maranhão, após manifestação dos envolvidos no segmento.

“Diante das manifestações do segmento de eventos, resolvemos, por ora, não adotar a medida de suspensão de pequenos eventos que se iniciaria amanhã, 26/01/21. Dialogaremos com os envolvidos e o Ministério Público ao longo da semana para deliberar sobre o assunto”, publicou o secretário em suas redes sociais.

O decreto do governo entraria em vigor a partir desta terça-feira, 26. A medida teria duração de 14 dias para conter o avanço de casos da Covid-19, em alta nos últimos dias, assim como estabilizar a ocupação hospitalar, que também segue uma linha crescente.

As informações haviam sido repassadas pelo próprio secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, na manhã desta segunda, em coletiva para a impresa. “O cenário será reavaliado na próxima semana, para termos um diagnóstico se poderemos retornar a liberação destas atividades”, frisou, na ocasião.

Desta forma, eventos com até 150 pessoas ficariam suspensos em todo o Estado, até nova avaliação do governo. Bares e restaurantes permanecem funcionando normalmente, de acordo com as normas sanitárias vigentes.

Na Grande São Luís a taxa de ocupação dos leitos de UTI saltou de 57% para 81%, fato que gerou lamentação do secretário: “Infelizmente, haverá aumento no número de óbitos nas próximas semanas. Quanto mais internações, a tendência é de acontecer óbitos, assim como tem acontecido em outros estados”ressaltou.

Imperatriz atingiu, de acordo com o último Boletim Epidemiológico, 90,63% de ocupação nos leitos de UTI.

Fechar