Beneficiário já pode fazer consulta do auxílio Vale Gás

Neste primeiro momento, as pessoas terão acesso à listagem daqueles que terão direito ao benefício.

Fonte: Redação/Assessoria

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), disponibilizou o site do Vale Gás (valegas.sedes.ma.gov.br). O objetivo da ferramenta é facilitar o acesso a informação, como por exemplo, à lista com o nome dos beneficiários do programa e locais de distribuição do produto.

Neste primeiro momento, as pessoas terão acesso à listagem daqueles que terão direito ao Vale Gás e o local onde a recarga será feita. Já no sábado (15), vão poder consultar o endereço do local de recebimento do benefício.

O secretário do Desenvolvimento Social, deputado Márcio Honaiser, esclarece que o site Vale Gás é mais uma ferramenta criada para facilitar a vida dos beneficiários, contribuindo com acessibilidade e informação.

“A criação do site Vale Gás irá ajudar a população a ter acesso a informação de forma clara e objetiva em um único espaço, criado especificamente para isso”, explicou Márcio Honaiser.

O site irá funcionar “de forma bem dinâmica e bastante explicativa, com abas de fácil acesso”, de acordo com o governo. “Lá, o beneficiário vai poder saber se tem direito ao Vale Gás, a forma que será entregue e o tempo de duração deste benefício, além de locais para recarga”.

A consulta para saber quem está apto a receber o auxílio Vale Gás teve início nessa quinta-feira (13), através do site valegas.sedes.ma.gov.br. A Sedes chama a atenção para que o perfil do beneficiário do auxílio Vale Gás seja seguido de acordo com o decreto. Para ser beneficiário precisa estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, conforme previsão contida na Medida Provisória nº 345, de 26 de março de 2021 e especificação do Decreto Nº 36655 DE 05/04/2021, publicado no DOE de 6 de abril de 2021.

A Sedes destaca que em janeiro foi pedido aos gestores municipais, em reunião com a CGU e Tribunal de Justiça, que fizessem a checagem de renda dos beneficiários do Cadastro Único, na garantia da identificação das famílias com subnotificação de renda, bem como com vínculos com serviço público.

A Sedes esclarece ainda que foi dado um prazo até a sexta-feira (14) para que os gestores municipais finalizassem a nova checagem, afim de evitar que famílias fora do perfil recebam o vale gás.

O secretário Márcio Honaiser esclarece que todos os cuidados estão sendo tomados para que o benefício do Vale Gás chegue realmente para quem precisa.

Fechar