Famem terá maior caravana do país na Marcha a Brasília em defesa dos municípios

A marcha acontece entre os dias 8 e 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções, na capital federal

Fonte: Da Redação

Com a participação de mais de 90% dos prefeitos do estado, o Maranhão conduzirá a maior caravana à Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que alcança a 22ª edição em 2019 entre os dias 8 e 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções, na capital federal. Proporcionalmente, esta será a maior do país e da história de 32 anos de existência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem.

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, considera a mobilização para a XXII Marcha um marco histórico no municipalismo do estado e até do país. “Estamos levando à Brasília um demonstrativo da força do municipalismo em nosso estado. Desde o primeiro momento da nossa gestão temos ratificado nosso compromisso inarredável com a pauta municipalista. A Marcha é um evento de amplas possibilidades de diálogo com o governo central da nossa pauta comum e das gestões locais”, ressaltou o presidente Erlanio.

Dos 217 prefeitos maranhenses, pelo menos 172 confirmaram participação no evento. Entre as 27 entidades estaduais no Brasil, o estado do Maranhão ocupa atualmente lugar de destaque no movimento municipalista pela participação quase unânime dos gestores em torno da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem.

A definição de demandas prioritárias e estratégias de articulações nas esferas dos três poderes serão extraídas dos encontros regulares promovidos pela Confederação Nacional dos Municípios, CNM, por meio do Conselho Político da entidade.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, espera reunir mais de 5 mil gestores em Brasília aglutinados em um ensaio evidente sobre a força do municipalismo. Espera com isso transferir do discurso para a prática a expressão “Mais Brasil, menos Brasília” utilizada como bordão desde os primeiros momentos do governo Jair Bolsonaro.

Fechar