Bumba meu boi Unidos de Santa Fé se apresenta nesta quinta-feira

O grupo se apresenta pelo projeto Pátio Aberto, às 19h

Fonte: Divulgação

Nesta quinta-feira (25), o Centro Cultural Vale Maranhão tem a satisfação de receber o grupo de bumba meu boi Unidos de Santa Fé, de sotaque da Baixada. O grupo se apresenta pelo projeto Pátio Aberto, às 19h.

O Unidos de Santa Fé é um dos grupos de bumba meu boi mais tradicionais do estado, sotaque da Baixada, encanta a todos nos terreiros de São João. Foi fundando em 1988 por Zé Olhinho, natural de São Vicente Férrer, e seus colegas da Baixada Maranhense, que se estabeleceram em São Luís na década de 50, trazendo para o Bairro de Fátima suas batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens.
O sotaque da Baixada é embalado pela percussão que reúne pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Seu personagem mais característico é a Cazumba, mistura de homem e bicho, que traz um chocalho na mão e requebra as cadeiras avantajadas, vestindo uma bata comprida ricamente bordada, uma máscara de madeira (queixo) e cabeças esculpidas, cada vez vez mais elevadas (as caretas). O impressionante conjunto de cazumbas (que chega a reunir 40 integrantes), as toadas de Zé Olhinho e o esplendor visual de suas apresentações são algumas das joias do Santa Fé, ao lado de seu conjunto de percussionistas e brincantes.

Fechar