Campanha de vacinação contra febre aftosa começou nesta quarta-feira no Maranhão

No Maranhão, o último caso de febre aftosa foi registrado em 2001 no município de Governador Eugênio Barros, no sul do estado

Da redação: Gustavo Bogea

Começou nesta quarta-feira (1º) a campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão. De acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) a meta é imunizar mais de oito milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado.

A campanha será realizada até o dia 31 de maio e o pecuarista tem até 15 de junho para comprovar a vacinação do seu rebanho na Aged. Este ano, a dosagem da vacina diminuiu e passou a ser bivalente ou conhecida como dupla viral. A mudança já que há 15 anos, não há notificações de aftosa de cepa viral tipo C, registrada no Brasil pela última vez em 2004.

No Maranhão, o último caso de febre aftosa foi registrado em 2001 no município de Governador Eugênio Barros, no sul do estado. Desde então, o estado passou da condição de risco desconhecido para área livre da aftosa com vacinação, classificação dada obtida em 2014 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Em 2018, o estado obteve o índice de 97%¨de cobertura vacinal e a meta deste ano é imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos. Os estoques de vacina já estão sendo reabastecidos nas revendas e as doses estão sendo encaminhas para outros municípios do Maranhão.

Fechar