PRB muda nome para “Republicanos” para atrair novos eleitores

Em Convenção Nacional, realizada nesta terça-feira (7), em Brasília, o PRB aprovou mudança de nome da legenda e será chamado apenas “Republicanos”

Fonte: Gil Maranhão para o JP Online

Cúpulas dos vários partidos políticos do Brasil, rejeitando a “velha política” e querendo atrair novas lideranças para os seus quadros e eleitores nas próximas eleições, estão deixando lado a sigla com três letras e aderindo ao um só nome – como já existe em alguns países. Em Convenção Nacional, realizada nesta terça-feira (7), em Brasília, o PRB aprovou mudança de nome da legenda e será chamado apenas “Republicanos”.

Com esta decisão, o PRB segue a tendência adotada por outros partidos. O DEM – que já foi PFL, passou a se chamar “Democratas”. O PP, agora é “Progressistas”. Em março, em um congresso nacional, o PPS mudou o nome da legenda para “Cidadania”.

Antes, já valendo para as eleições passadas, alguns partidos já tinham tomado essa iniciativa: o PTN passou a se chamar “Podemos”; o PEN adotou o nome de “Patriota” e o PTdoB, um dos primeiros a trocar de nome, agora é “Avante”. O MDB – que recentemente tirou o “P” da sua sigla, já anuncia para os próximos dias trocar o nome para “Movimento”.

O PRB foi criado em 2005, quando abrigou o empresário mineiro José Alencar, então vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva, ainda no início da era PT, o PRB quer deixar para trás a aliança com a esquerda e se posicionar como opção para o eleitorado conservador.

CRESCIMENTO

O partido construiu nos últimos anos uma das maiores bancadas no Congresso Nacional. Ao decidir pela mudança de nome, dirigentes nacionais da legenda também optaram ser, daqui para a frente, um partido de centro-direita. E avisa que terá uma atuação conservadora nos costumes e liberais na economia.

Na Convenção, que reconduziu o Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, à presidência do partido, ficou claro que a estratégia do “Republicanos” são as eleições de 2022: aumentar o número de prefeitos e vereadores no ano que vem de forma significativa para, se possível, ter um nome competitivo na próxima disputa presidencial.

“Estamos preparando o partido agora para os próximos 15 e 20 anos”, avisou o deputado Marcos Pereira (SP), presidente nacional do PRB desde 2011. O partido segundo ele vem crescendo a cada eleição. Passou de 54 prefeitos em 2008 para 106 em 2016. O número de vereadores também saltou de 780 para 1.604 neste mesmo período. E o partido tem a 8ª maior bancada da Câmara dos Deputados, com 31 deputados federais, estando à frente de legendas tradicionais como o PSDB e o DEM.

Fechar