Feirinha São Luís leva comércio, arte e cultura para a Praça Benedito Leite

Evento reúne todos os domingos, na Praça Benedito Leite, famílias de ludovicenses e turistas em visita à capital

Fonte: Secom / Prefeitura de São Luís
Produtos agrícolas, culinária, arte e artesanato movimentam Feirinha São Luís, programa da gestão do prefeito Edivaldo. (Foto: Divulgação)

Diversidade de comidas e uma cultura rica podem ser encontrados na Feirinha São Luís, realizada na Praça Benedito Leite, Centro, aos domingos, das 8h às 15h. O programa, que deu mais oportunidade para agricultores familiares comercializarem frutas, verduras, legumes e pratos típicos elaborados com aquilo que eles próprios cultivam, tem sido ponto de encontro de famílias ludovicenses e turistas que visitam São Luís. Neste domingo (19) não será diferente e a programação está voltada para a culinária, artesanato e valorização de artistas locais. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) é a responsável pela coordenação da Feirinha São Luís.

A programação cultural inicia às 9h com apresentação do tambor de crioula Milagre de São Benedito, seguida do grupo Capoeira Aruandê. O Trio Encaixotada pretende fazer todos dançarem ao som do forró pé de serra. A programação segue ainda com o grupo Lamparina e Ronald Pinheiro. “A gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado no sentido de levar à população um programa como a Feirinha São Luís que reúne, num mesmo espaço, coisas nossas como a música, gastronomia, cultura e ainda abre espaço para que nossos produtores rurais possam comercializar seus produtos. O melhor de tudo é ver que as famílias aprovaram e comparecem à Praça Benedito Leite todos os domingos”, ressaltou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Uma das agricultoras que vendem seus produtos na Feirinha é Conceição de Maria Santos, de 55 anos. Ela planta macaxeira e uma variedade de frutas em sua propriedade no bairro Mata e comercializa no evento. “Já provou massa d’água? Eu quem faço. Extraio a macaxeira, amasso, boto para secar até ficar no ponto e trago para cá. Com ela você pode fazer bolo ou a receita que quiser”, contou, animada, a produtor rural destacando que a massa faz sucesso na Feirinha.

Outro que não perde uma oportunidade de comercializar sua produção na Feirinha São Luís é o senhor Edson Sousa Santos. Ele produz e vende farinha de mandioca e concilia essa atividade com a profissão de motorista. Sem perder o pique, com sorriso no rosto é figura mais que certa nas manhãs de domingo da Ferinha São Luís. “Faço a produção de farinha entre outras coisas. Aqui é uma renda extra. Já estou há dois anos e compensa muito estar aqui. Além de trabalho, considero aqui uma diversão. Uma oportunidade de interagir, conhecer outras pessoas, principalmente de fora. Também é uma oportunidade de vender os nossos produtos e do turista saber o que o produtor de São Luís tem a oferecer. Algo que é da nossa terra”, comentou.

(Foto: Divulgação)

No último domingo (12), a programação foi toda voltada para as mães que puderam desfrutar de homenagens diversas. “Eu quis fazer um passeio diferente. Dia das Mães né? Nós já estávamos indo embora quando a banda começou a tocar e minha filha foi para frente do palco e se divertiu muito”, exclamou Suelene Dutra Mendes, mãe da pequena Sófia, de apenas cinco anos.

Fechar