Festa do Divino começa no dia 29 e terá missas, shows, tradição e distribuição de comidas

Tudo pronto para a realização da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara

Fonte: Secap
Festa do Divino (Nael Reis)

Tudo pronto para a realização da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara, uma das maiores celebrações do catolicismo popular no país.

Apoiada pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura Municipal de Alcântara, o Festejo inicia no próximo dia 29 de maio com passeata, levantamento do mastro e encontro das Caixeiras do Divino com os músicos. A programação oficial do Festejo segue até o dia 9 de junho.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, diz que “desde o início do primeiro mandato, o governador Flávio Dino tem fortalecido o apoio à cidade, especialmente nos últimos dois anos, esse apoio tem sido fundamental para a realização do nosso tradicional festejo”.

“São R$ 300 mil que garantem a realização tanto das atividades religiosas, quanto culturais do evento, além de garantir a geração de mais renda para a população”, acrescentou.

Embarque melhor

Neste ano, a Festa do Divino contará com mais ações do Governo para dar conforto aos visitantes que participam do evento. Com a Reforma Cais da Praia Grande, em São Luís, a população tem à disposição uma estrutura revitalizada e tranquilidade para acessar as embarcações que levam à cidade.

As empresas que prestam serviço de transporte para a cidade devem colocar embarcações extras durante o período da festa, de acordo com a demanda de passageiros.

“Mesmo com as limitações financeiras decorrentes de crise nacional, nós damos total apoio para realização desta que é uma celebração importante para o calendário religioso do Estado e que atrai visitantes de todos os lugares, dando oportunidade para que a cidade, com forte vocação turística, melhore a movimentação econômica”, enfatizou o secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino.

Festa do Divino (Handson Chagas)

Segurança

O Governo do Estado também reforçou a infraestrutura de segurança da cidade com reequipamento da frota de viaturas e motocicletas. A Política Militar do Maranhão também já está trabalhando para fechar os últimos detalhes do esquema especial de segurança durante a realização do festejo.

“Já entregamos para a Secretaria de Segurança os detalhes da programação do festejo e a PM se reuniu com o prefeito para discutir a estratégia de reforço do policiamento”, disse a a secretária de Cultura e Turismo de Alcântara, Marcelina Serrão.

Valorização da gastronomia local

O prefeito Anderson destacou a importância do apoio do governo para garantir uma das principais tradições da Festa do Divino: a distribuição de comida e bebida locais para os visitantes.

Com forte tradição na produção de doces de espécie e comida regional, a cidade distribui gratuitamente a produção desses alimentos para os frequentadores das celebrações.

“Todos os participantes da festividade recebem gratuitamente comida, bebida e doces de espécie. O apoio do Governo é fundamental para garantir que os festeiros façam aquisição desses produtos para oferecer à população”, explicou o prefeito Anderson.

Programação

29/05/2019 (Quarta-feira)

Descida das caixeiras até o porto ao encontro dos músicos
15h – Passeata e levantamento do mastro do Imperador

30/05/2019 (Quinta-feira da Ascensão)
05h – Alvorada das caixeiras e músicos, no mastro do Imperador
09h – Missa solene da Ascensão, na Igreja do Carmo com a coroação do Imperador, em seguida, passeata do cortejo pelas ruas da cidade, retornando a casa do Divino
16h – Prisão dos Mordomos

31/05/2019 (Sexta-feira)
15h – Passeata e levantamento do mastro do Mordomo Régio
20h – Ladainha na Igreja do Carmo

01/06/2019 (Sábado)
05h – Alvoradas das caixeiras e músicos, no Mastro do Mordomo Régio
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo Régio

02/06/2019 (Domingo do meio)
09h – Missa Solene na Igreja do Carmo, em seguida cortejo pelas ruas da cidade, com visita do Império aos Mordomos

03/06/2019 (Segunda-feira)
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita da Mordoma ao Império

04/06/2019 (Terça-feira)
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30- Visita da Mordoma ao Império

05/06/2019 (Quarta-feira)
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo Terezo Charles Araújo Garcia ao Império

06/06/2019 (Quinta-feira)
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo ao Império

07/06/2019 (Sexta-feira)
16h – Corrida do Boi
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo

08/06/2019 (Sábado)
08h – Distribuição de esmolas aos idosos
19h30 – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Imperador Murilo Cesar Ferreira, aos Mordomos
Show Silvano Salles

09/06/2019 (Domingo de Pentecoste)
09h – Missa solene na Igreja do Carmo, em seguida passeata com o cortejo pelas ruas da cidade, retornando a casa do Divino
16h30 – Procissão com a Coroa do Divino, retornando a Igreja do Carmo, culminando com a Leitura do “Pilouro”, anunciando os nomes dos sucessores para o Festejo de 2020
Show Mara Pavanelly, Bruno Shinoda e Banda Barba Branca

Fechar