Governo e ICMBio firmam parceria para promoção e estruturação nos Lençóis Maranhenses

O diálogo com o ICMBio resultará em ações significativas na qualificação dos serviços de visitação do parque

Da redação: Gustavo Bogea

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmaram termo de cooperação para a estruturação e promoção do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). A assinatura do termo ocorreu sexta-feira (17). As ações devem ser implementadas durante os próximos três anos para a região.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do Maranhão, é um dos principais destinos indutores do turismo no estado. Apenas nos primeiros meses de 2019, o parque já recebeu cerca de 50 mil visitantes, sendo que o maior fluxo costuma ser após o período chuvoso, durante as férias, quando as lagoas estão mais cheias.

O diálogo com o ICMBio resultará em ações significativas na qualificação dos serviços de visitação do parque. O Governo do Estado vai contribuir na divulgação e conscientização para a preservação do PNLM junto aos visitantes com cursos de capacitação e qualificação da população do entorno.

Outra importante demanda da região que será executada são as obras de intervenção e melhoramento nas estradas e pontes localizadas nos acessos aos atrativos do Parque e dos povoados limítrofes. Foram acordadas também intervenções estruturais como a manutenção e a instalação de banheiros, pontes e quiosques.

O Parque

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em junho de 1981 e está inserido nos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. A área total é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas.

Fechar