Bancada do MA destaca trajetória de luta e resistência do JP no jornalismo brasileiro

O Jornal Pequeno está completando 68 anos de fundação nesta quarta-feira, 29 de maio

Fonte: Gil Maranhão para o JP Online

Um jornal feito com ousadia e combatividade. Um veículo de comunicação que ajudou a construir as páginas de mudanças que estão sendo escritas nos últimos anos. Um instrumento de resistência política e na história do jornalismo maranhense. Compromisso com a verdade. Defesa da justiça social. Uma tribuna de debates de temas de interesse do Maranhão e do Brasil.

Foi assim que deputados federais e senadores que integram a Bancada Federal do Maranhão no Congresso Nacional se manifestaram em relação ao JORNAL PEQUENO, que está completando 68 anos de fundação nesta quarta-feira, 29 de maio. Conhecido, desde a sua fundação, como o “Órgão das Multidões”, o JP inovou este ano, instalando desde março uma redação/sucursal em Brasília – para potencializar o seu conteúdo jornalístico, com a cobertura da atuação dos parlamentares maranhenses, das pautas (debates e votações) do Congresso Nacional, audiência e eventos nos Ministérios, Palácio do Planalto e no Poder Judiciário, de interesse do País, e, especificamente, do Maranhão.

INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA
“São 68 anos escrevendo e fazendo parte da história do Maranhão! O Jornal Pequeno é um instrumento de resistência política e social. Desejo ainda mais sucesso à toda Família JP que faz deste jornal, o Órgão das Multidões.” – Deputado Federal Eduardo Braide, líder do PMN na Câmara dos Deputados.

TRAJETÓRIA DE IMPARCIALIDADE
“Quero prestar minha homenagem, bem como destacar a trajetória de imparcialidade e retidão do Jornal Pequeno. Parabenizando a publicação pelos seus 68 anos. Atuando como os olhos e ouvidos da sociedade ludovicense, e do Maranhão como um todo. Escrevendo nas suas páginas um pouco da rica história do jornalismo maranhense e ao mesmo tempo abrindo espaço para mostrar o cotidiano, a cultura, o turismo, as ideias e propostas em favor do desenvolvimento. Demonstro minha gratidão e meu respeito à equipe do Jornal Pequeno, sob o comando do jornalista Lourival Bogéa.” – Deputado federal Pedro Lucas, líder do PTB na Câmara dos Deputados.

COMPROMISSO COM A VERDADE
“Ao longo desses 68 anos, o Jornal Pequeno vem fazendo parte da história do Maranhão, sendo imprensa livre e responsável, comprometida com a verdade que vem da nossa gente. Que continue assim, relevante, inquietante, fundamental.” – Senador Weverton Rocha, líder do PDT no Senado.

UMA ESCOLA DE IDEIAS
“Eu tenho uma vida política já bastante extensa e durante toda essa travessia que eu fiz até ao amadurecimento de hoje, eu tive o Jornal Pequeno como escola de como é possível fazer oposição sem ser radical, de como ser governo sem ter vergonha. O JP foi sempre um espaço livre para se testar novas ideias. Acho que esta é grande característica do Jornal Pequeno: você se sente livre dentro do jornal, quando vai dar entrevista e quando ele trata de você. Quero parabenizar todos que fazem o jornal por terem construído este caminho, que é tão caro para todo nós, aqui do Maranhão.” – Deputado Federal Gastão Vieira (PROS).

DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO
“O Jornal Pequeno é um dos principais veículos de comunicação do Maranhão. Ele tem grande importância na difusão da informação, pois faz valer a essência do jornalismo. Uma das marcas do JP é a busca da verdade com isenção e responsabilidade.” – senadora Eliziane Gama, líder do Cidadania no Senado.

OUSADIA E COMBATIVIDADE
“A História do Jornal Pequeno é feita de ousadia, coragem, combatividade e perseverança. Por agregar todas essas qualidades o periódico resistiu bravamente a todos os percalços, se mantém vivo, rejuvenescido, atuante e respeitado. O saudoso Ribamar Bogéa deixou para o Maranhão não apenas um heroico Jornal diário, deixou um legado de honradez que ocupa as páginas mais significativas da história do jornalismo maranhense, fruto de 10% de inspiração e 90% de transpiração. Vida longa ao nosso inigualável JP.” – Deputado federal Hildo Rocha (MDB).

TRIBUNA DE DEBATES
“Hoje, quando o Jornal Pequeno completa 68 anos, quero render homenagem a todos os que travam a longa batalha pela democratização dos meios de comunicação e que resistiram ao longo do tempo a todas as investidas antidemocráticas que tentaram calar a voz de quem pensam diferente. O Jornal Pequeno merece o nosso reconhecimento pela luta, pela resistência no estado do Maranhão. Parabéns a todos que fazem deste jornal uma tribuna ampla de debates sobre os assuntos que interessam ao povo do Maranhão e ao povo brasileiro.” – Deputado federal Bira do Pindaré, Vice-líder do PSB na Câmara dos Deputados.

POSIÇÃO CORAJOSA
Jornal Pequeno é uma das principais trincheiras de luta em defesa do Maranhão. Em sua longa trajetória, marcou presença firme e corajosa em defesa do nosso estado, em defesa do povo maranhense e, sem dúvida, ajudou a construir as páginas de mudanças que estão sendo escritas nos últimos anos. Parabéns, Órgão das Multidões.” – Deputado federal Márcio Jérry – Vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados.

DEFESA DA JUSTIÇA SOCIAL
“Parabenizo todos os funcionários e parceiros do Jornal Pequeno por mais um ano cumprindo seu importante papel na democracia de levar notícias e defender com vigor as justiças sociais no Maranhão. Que o jornal continue ampliando por muito mais anos essa forma de informar, através de notícias com seriedade e responsabilidade.” – Deputado federal Gil Cutrim (PDT)

Fechar