Dois casos de meningite em São Luís em menos de um mês acendem alerta na saúde

Em 2019 foram notificados, em todo o estado, 44 casos confirmados de meningite. Destes, 13 pessoas foram a óbito

Da redação: Gustavo Bogea

Dois casos de meningite na região Metropolitana de São Luís acenderam o alerta no sistema de saúde do estado. O primeiro caso foi registrado no dia 23 de maio onde uma criança de quatro anos foi internada em um hospital. Os exames laboratoriais confirmaram meningite viral. O segundo caso foi registrado no dia 27 de maio. Uma mulher de 27 anos, residente em Paço do Lumiar, que foi atendida na UPA da Cidade Operária.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que em 2019 foram notificados, em todo o estado, 44 casos confirmados de meningite. 13 pessoas foram a óbito. Em São Luís, são 14 casos confirmados de meningite, com cinco mortes.

Questionada pela redação do Jornal Pequeno Online, a SES afirmou por meio de nota que não há vínculo epidemiológico entre os casos de meningite no Maranhão, de modo que não é possível falar em surto da doença. Segundo a SES, o último surto da doença no Maranhão foi em 2012.

Além disso, segundo a secretaria, não há indicação de fechar escolas e creches. Porém, o órgão reforça a importância de manter medidas preventivas como a vacinação de bebês (3, 5 e 12 meses) e adolescentes (11 a 14 anos incompletos), além de manter ambientes ventilados e a lavagem das mãos.

Fechar