Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Milhares de pessoas celebram a Festa do Divino nas ruas de Alcântara

A programação da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara continua neste fim de semana e até o dia 9 de junho

Festa do Divino em Alcântara (Prefeitura de Alcântara)

Consolidada como uma das maiores festividades do Catolicismo Popular na Região Nordeste, a Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara já reúne milhares de moradores e turistas que tomam as ruas, ladeiras, becos e casarões da cidade histórica.

A abertura, na quarta-feira (29), foi marcada pelo levantamento do mastro com cortejo pelas ruas, além da descida das caixeiras até o porto ao encontro dos músicos.

Para o vereador Haroldo Jr., um dos organizadores, mesmo sendo realizada em uma quarta-feira, a abertura da festa contou com mais turistas este ano.

“Reunimos milhares de pessoas no Cortejo pelas ruas, e muitos turistas e visitantes estiveram na cidade, mesmo sendo realizado no meio da semana. Foi um momento de perpetuação dos valores e das tradições da nossa cidade”, diz.

Para a secretária de Cultura e Turismo de Alcântara, o aumento da presença de turistas na cidade é fruto do apoio que o Governo do Maranhão tem dado para a realização das festividades.

“Mais uma vez tivemos um recorde de público. Desde que o governador Flávio Dino intensificou o apoio do Governo do Estado à festa, notamos que a cada ano a adesão de turistas é maior”, destaca.

Além do apoio financeiro com repasse de R$ 300 mil, o Governo do Maranhão revitalizou o Cais da Praia Grande, que dá acesso por via marítima à cidade, além de reforçar a segurança de moradores e visitantes.

Festa do Divino em Alcântara (Prefeitura de Alcântara)

Tradição

Na quinta-feira, iniciou-se oficialmente a programação religiosa da Festa, com realização de Missa Solene de coroação do imperador, cortejo e a tradicional distribuição de licores, doces de espécie e chocolates produzidos na cidade.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, explica que a distribuição gratuita de itens da gastronomia Alcantarense só foi possível em função do apoio do Governo.

“A tradicional distribuição gratuita de doces e bebidas da região só foi possível por conta do apoio que o Governo deu. A organização do evento tem muitas despesas com a organização da programação e aquisição de alimentos”, diz.

Programação

A programação da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara continua neste fim de semana e até o dia 9 de junho, visitantes poderão aproveitar cortejos e rituais ricos em arte, roupas, canto, dança e culinária, além da rica experiência de resistência e fé popular da comunidade alcantarense.

31/05/2019 (Sexta-feira)
15h – Passeata e levantamento do mastro do Mordomo Régio
20h – Ladainha na Igreja do Carmo

01/06/2019 (Sábado)
05h – Alvoradas das caixeiras e músicos, no Mastro do Mordomo Régio
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo Régio

02/06/2019 (Domingo do meio)
09h – Missa Solene na Igreja do Carmo, em seguida cortejo pelas ruas da cidade, com visita do Império aos Mordomos

03/06/2019 (Segunda-feira)
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita da Mordoma ao Império

04/06/2019 (Terça-feira)
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30- Visita da Mordoma ao Império

05/06/2019 (Quarta-feira)
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo Terezo Charles Araújo Garcia ao Império

06/06/2019 (Quinta-feira)
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo ao Império

07/06/2019 (Sexta-feira)
16h – Corrida do Boi
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo

08/06/2019 (Sábado)
08h – Distribuição de esmolas aos idosos
19h30 – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Imperador Murilo Cesar Ferreira, aos Mordomos
22h – Show Silvano Salles

09/06/2019 (Domingo de Pentecoste)
09h – Missa solene na Igreja do Carmo, em seguida passeata com o cortejo pelas ruas da cidade, retornando a casa do Divino
16h30 – Procissão com a Coroa do Divino, retornando a Igreja do Carmo, culminando com a Leitura do “Pilouro”, anunciando os nomes dos sucessores para o Festejo de 2020
22h – Show Mara Pavanelly, Bruno Shinoda e Banda Barba Branca

Carregando