Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Campanha Junho Vermelho incentiva doação de sangue no Maranhão

A meta é aumentar em 20% o número de doadores em relação à campanha do ano passado

Foto: Reprodução

O mês das festas juninas também é o mês de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. A campanha Junho Vermelho, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), fará coletas externas, ações de conscientização com instituições parceiras e mobilização de doadores. O tema deste ano é “Você estende o braço, nós achamos seu par”.

A meta é aumentar em 20% o número de doadores em relação à campanha do ano passado, quando foram coletadas 1.966 bolsas de sangue em São Luís. A campanha será intensificada a partir do dia 14, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Além de convocar os doadores regulares, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretende atrair também novos doadores, uma vez que o Hemomar trabalha, regularmente, com estoques mínimos. As ações desenvolvidas pela nova campanha buscam equilibrar o estoque para a classificação de seguro, ou seja, sangue disponível para atender a demanda de 8 a 10 dias.

Requisitos para doar sangue

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos precisam apresentar alguns documentos e preencher um formulário de autorização.

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Programação de coletas externas

Dia 12 – Universidade Federal do Maranhão, das 7h às 19h

Dia 13 – Tribunal de Contas do Estado, das 7h às 19h

Dia 14 – Projeto IDE (Cidade Operária), das 7h às 19h

Dia 18 – Assembleia Legislativa do Maranhão

Dia 19 – Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho (Centro), das 7h às 19h

Dias 26 e 27 – Câmara Municipal de Tutóia/MA

Carregando