Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Duarte Jr. homenageia Concita Braga e o Boi de Nina Rodrigues

Os presentes prestigiaram uma breve apresentação do boi, com direito a dançarinas, bois e orquestra

Foto: Reprodução

Nessa terça-feira (18), a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo João do Vale para o Boi de Nina Rodrigues e do título de Cidadã Maranhense para Concita Braga, fundadora de um dos bois de orquestra mais tradicionais do Maranhão. A homenagem foi prestada graças a requerimento protocolado pelo deputado estadual Duarte Jr (PCdoB), padrinho do boi neste São João 2019.

Na ocasião, os presentes prestigiaram uma breve apresentação do boi, com direito a dançarinas, bois e orquestra. O deputado estadual Duarte Jr destacou que a solenidade é uma justa homenagem a toda a cultura do Estado e a uma mulher que, apesar de ter nascido no Piauí, “tem o espírito do Maranhão, para onde veio aos cinco anos de idade”, e que, ao fundar o Boi de Nina Rodrigues, uniu-se fortemente ao povo do Maranhão.

“Concita e o boi representam a força, a beleza, a criatividade e a capacidade de inovar que são típicas do bumba meu boi e das comunidades que bravamente mantêm viva essa brincadeira por todo o Maranhão. E esses são símbolos também da força e da resistência do povo maranhense, ao qual hoje Concita Braga se une, mais uma vez, formalmente, com a entrega do merecido título de Cidadã Maranhense e com a Medalha João do Vale, para o Boi de Nina Rodrigues”, disse Duarte Jr.

Marco Antônio Guerreiro, subcorregedor-geral do Ministério Público (presente na cerimônia representando o procurador-geral Luiz Gonzaga Martins) e seguidor do Boi de Nina Rodrigues há 17 anos, afirmou que a história do boi se confunde com a história da própria Concita. “A beleza do boi está nos teus olhos, carinho, dedicação e comprometimento com o folclore do Maranhão, que está de parabéns. Não podemos ver o nosso folclore sem o Boi de Nina”, disse Guerreiro, que também exaltou a riqueza das diversas manifestações do folclore maranhense e advertiu para a necessidade de valorização e promoção da cultura local.

Representando o Governo do Maranhão, o secretário de Segurança Pública Jefferson Portela saudou a homenageada e disse sentir-se honrado por vivenciar aquele momento. “Nós podemos dizer que vivemos o dia em que Concita foi nomeada cidadã maranhense. Você é a Concita Braga do Piauí, do Maranhão, do Brasil e do mundo”, declarou.

Para Portela, o valor do boi para a cultura maranhense não pode ser calculado. “Cultura é a manifestação da alma. Não se faz com as mãos, mas com a alma. Tudo aquilo que agarramos com a mão, não nos pertence. É na batida do boi que nosso coração se anima, o boi faz parte da nossa vida”, afirmou o secretário.

Também prestaram homenagens à Concita Braga e ao Boi de Nina Rodrigues os deputados Wellington do Curso (PSDB), Roberto Costa (MDB) e Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia, que estendeu a homenagem a todos os integrantes do boi. “Essa é uma homenagem a toda a cultura do Maranhão”, disse Othelino Neto.

Bastante emocionada, Concita Braga também dedicou as homenagens aos brincantes do boi, pois “são eles que fazem o boi”. Concita que, além de fundadora, é ama e compositora do boi, agradeceu Duarte Jr pela homenagem. “Uma pessoa que eu amo de paixão”, afirmou.

Também agradeceu aos amigos, fãs e à família, “que me acompanham, vão pro quintal e ajudam em tudo”, revelou. “Fazer o boi é o meu maior prazer. Não saberia viver sem fazer o boi, sem trabalhar em prol da nossa cultura. Levar o boi para os arraiais é meu maior prazer”, concluiu Concita.

Carregando