Banco de Alimentos do Maranhão arrecada mais de 40 toneladas no 1º mês de funcionamento

O equipamento integra um conjunto de ações macro do Governo do Estado desenvolvidas para combater a insegurança alimentar e a fome no Maranhão

Da redação: Gustavo Bogea

Com apenas 30 dias de funcionamento, o Banco de Alimentos do Maranhão já arrecadou 40 toneladas de alimentos e já beneficiou 56 instituições socioassistenciais da Região Metropolitana de São Luís. O equipamento integra um conjunto de ações macro do Governo do Estado desenvolvidas para combater a insegurança alimentar e a fome no Maranhão.

Com ampla estrutura para coleta, armazenamento e distribuição dos produtos provenientes de doações realizadas pela rede de supermercados e estabelecimentos atacadistas parceiros, o Banco de Alimentos foi entregue à população maranhense dia 1º de junho.

Com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h, o Banco distribui alimentos, quinzenalmente, às famílias participantes do Projeto Cooperar da Ceasa, creches, asilos e outras instituições socioassistenciais cadastradas pela Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan) da Sedes.

Para o coordenador financeiro da Creche Estrela do Oriente, José Ribamar Carneiro, a instituição se mantém de doações há mais de 20 anos e, atualmente, cuida de 90 crianças diariamente, das 7h30 às 16h. Para ele, as doações realizadas pelo Banco de Alimentos têm garantido uma alimentação com mais qualidade e digna às crianças.

O Clube de Mães do Turu também foi contemplado com doações do Banco de Alimentos. Ao todo, foram 534 kg de alimentos entre verduras, frutas e legumes e, ainda, 20 cestas básicas. A instituição, que existe há 46 anos, atende diariamente 220 crianças e jovens com idade entre 1 e 15 anos.

Doações

O Banco de Alimentos do Maranhão foi implantado pelo Governo do Estado, em parceria com a Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros e com a Central de Abastecimento do Maranhão (Ceasa). O equipamento com dupla funcionalidade visa, além de reduzir os índices de insegurança alimentar, fomentar a diminuição do desperdício de alimentos no estado.

As empresas que firmam parceria com o Banco de Alimentos recebem do Clube dos Doadores certificado, placa, selo e botton que podem atestar a participação da Pessoa Jurídica em ações sociais. Os comércios podem doar para o equipamento itens como legumes, verduras, frutas, grãos e cereais, massas frescas, carnes, aves, peixes, pães, bolos sem recheio e sem cobertura, além de leite e derivados.

Quem tiver interesse em firmar parceria com Banco de Alimentos e ser um doador, pode entrar em contato com a coordenação do equipamento pelo número (98) 99134-2902.

Fechar