Duarte Jr abre mão de parte do seu salário para o Castramóvel

O Castramóvel foi adquirido na última legislatura por meio de emenda do ex-deputado estadual Victor Mendes, atendendo a uma demanda da ONG Amada

Da redação: Gustavo Bogea

O deputado estadual Duarte Jr destinou parte do seu salário para a ação do Castramóvel que ocorre neste sábado e domingo, 13 e 14 de julho, no Shopping Pátio Norte, na Estrada de Ribamar. Ao todo, são R$ 3.200 que servirão para as despesas com materiais, estrutura, logística e alimentação das equipes de profissionais que realizarão os atendimentos. O deputado anunciou que continuará a apoiar o Castramóvel. “A cada ação, farei a doação desse mesmo valor ou até superior, para garantir um adequado controle de zoonoses e efetivar políticas públicas em São Luís”, declarou.

O parlamentar fez a entrega simbólica do valor para o professor José Arnodson, diretor do Hospital Veterinário Universitário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), principal parceira nas ações do Castramóvel. “Em nome da UEMA e do magnífico reitor, agradeço porque há a necessidade de ter o apoio das pessoas que querem contribuir para a gente possa desenvolver nosso trabalho”, declarou Arnodson.

O funcionamento do Castramóvel, assim como a promoção da saúde pública e a defesa dos direitos dos animais, é uma proposta de campanha de Duarte Jr que vem sendo concretizada desde a primeira ação, realizada no mês de abril, na Cidade Operária.

“Quero destacar meu compromisso. Mais uma promessa de campanha sendo cumprida. O que o Hospital Veterinário e o curso de Medicina Veterinária precisarem, nós vamos nos esforçar para garantir esses direitos e resultados, sair da esfera da retórica, do discurso, de só criticar, e dar um jeito para que os resultados aconteçam”, afirmou o deputado.

O Castramóvel foi adquirido na última legislatura por meio de emenda do ex-deputado estadual Victor Mendes, atendendo a uma demanda da ONG Amada (Associação Maranhense em Defesa dos Animais). As próximas ações serão realizadas nos meses de setembro, na área Itaqui-Bacanga; outubro, no Cohatrac; e dezembro, na área da Divineia-Vila Luizão.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, destacou a importância das ações. “A população já pode agendar o encontro com a UEMA nessa ação em prol da saúde e bem-estar animal, para melhorar as condições de existência dos animais e da população humana”, frisou, agradecendo as parcerias. “Contaremos com uma equipe articulada a partir da atuação do deputado com a Secretaria Estadual de Saúde e outros parceiros”, informou o reitor.

Nas ações, serão oferecidos os serviços de castração, vacinação, vermifugação, consultas e orientação para os donos dos animais, de forma totalmente gratuita e com o apoio de Duarte Jr. “Reafirmo meu compromisso com o reitor Gustavo Costa, com a UEMA e o curso de Medicina Veterinária, para que as outras ações sejam também descentralizadas e ocorram em toda a cidade”, concluiu.

Agendamentos e serviços gratuitos

Os serviços de castração serão realizados por equipes do Hospital Veterinário Universitário somente em animais machos, com limite para 30 gatos e 20 cães. Já a vermifugação será voltada para 150 gatos, de acordo com ordem de chegada. Em animais com mais de quatro meses de vida, serão aplicadas 1.000 vacinas do tipo V12, que combatem mais de 12 tipos de viroses. Os gatos também serão vacinados contra raiva e os cães, contra cinomose, hepatite, quatro subtipos de leptospirose, parvovirose, coronavirose, parainfluenza e raiva.

Terão prioridade no atendimento animais de tutores que residem em cada região atendida pelas ações ou que estejam inscritos em algum programa social. O agendamento será feito uma semana antes de cada ação.

Fechar