Coral UFMA celebrará 46 anos com concertos públicos em São Luís e São José de Ribamar

Apresentações terão participação do Quarteto Dac e Madrigal Olga Mohana

Fonte: Assuntos Cultuais/UFMA

O Coral Universidade Federal do Maranhão (Coral Ufma) vai comemorar o seu 46º aniversário presentando o público das cidades de São Luís e de São José de Ribamar com apresentações de concertos públicos. Abrindo a programação da celebração, o Coral Ufma cantará acompanhado do Quarteto Departamento de Assuntos Culturais (Quarteto Dac) e Madrigal Olga Mohana nessa quinta-feira (22), às 19h, no Cine Teatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga (rua Grande,782. Centro histórico), na capital maranhense. A entrada é gratuita.

O Quarteto Dac é formado por Angélica Vieira da Silva Marques (piano), Neilan Saelle (violino), Ricardo Manzinni Bordinni (violino) e Arysselmo Lima (violoncelo). Como músico convidado, na viola, Luciano dos Santos Abreu. Integram o Madrigal Olga Mohana as sopranos Elayne Cristina Pereira Sousa, Isabella Pontes, Ingrid Debus Vietta, Nielza da Conceição O. Soares, Samilla Everton Macedo e Talyta Correia Luzo. O segundo concerto público do Coral Ufma acontecerá no dia 31 desse mês, às 19h, na Paróquia e Santuário Arquidiocesano da cidade balneária de São José de Ribamar.

A diretora do Dac e coordenadora geral do evento, Fernanda Santos Pinheiro, afirmou que os dos concertos serão uma celebração especial desse importante órgão cultural da Universidade Federal do Maranhão com a comunidade local. “A Ufma tem uma política de extensão cultural que forma plateias, democratiza o acesso ao canto coral e estimular jovens e adultos a aprenderem as técnicas e repertórios dos cantos lírico, erudito e popular. Todos estão convidados a participar”, disse Fernanda Santos Pinheiro.

REPERTÓRIO

A programação do ‘Coral Ufma & Quarteto Dac: Celebrando 46 anos do Coral Ufma’ terá no repertório: ‘Trio in G’, de Karl PH Em. Bach (1714-1788); ‘Por uma Cabeza’, de Carlos Gardel (1890-1935). Com o Madrigal Olga Mohana cantará ‘Dindirindin’, do Cancioneiro de Palácio, obra anônima do século XV; ‘Margot Labourez Les Vignes’, de Arcadelt (c.1507-1568); ‘Mi Caballo Blanco’ (folclore chileno), de Francisco Flores Del Campo (1907-1993) com arranjo de Hugo Villarroel; ‘Pater Noster’, de P. Tchaikowsky (1840-1893) e ‘Berimbau’, de Baden Powell (1937-2000) e Vinicius de Moraes (1913-1980) com arranjo de Arlindo Teixeira.

A apresentação do Coral Ufma é formada pelas composições ‘Dix Dominus/Rex Amirabilis’, de Richard Rodgers (1902-1979) e Oscar Hammerstein (1895-1960); ‘Da Pacem Domine’, de Melchior Frank (1573-1639) com arranjo de May Goetze; ‘Ave Verum Corpus’, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); ‘Chorinho’, de Maria Meron; ‘Espantalho’, de Thelma Chan; ‘Fui no Itororó’ (folclore Brasileiro) com arranjo de Yara Campos; ‘Mulher Rendeira’ (folclore nordestino), por Edino Krieger; ‘Penas do Tiê’, de Nair Tavares e Hekel Tavares; ‘Lá Vai a Garça Voando/Piado de Dois Mutuns (folclore brasileiro) com arramjo de Ronaldo Silva, e ‘Sabiá’, de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Zé Dantas(1921-1962) com arranjo de Fred Teixeira.

 

Fechar