Mais de 3 mil vagas são abertas para cursos FICs do IEMA

O preenchimento das vagas dos cursos FICs e oficinas oferecidas é por ordem de realização da inscrição

Da redação: Gustavo Bogea

Estão abertas, no período de 20 a 26, as inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Os cursos e oficinas serão oferecidos nas unidades vocacionais, chegando a 28 polos espalhados pelo Maranhão. A inscrição é presencial e gratuita. O edital está disponível no site www.educacao.ma.gov.br

O preenchimento das vagas dos cursos FICs e oficinas oferecidas é por ordem de realização da inscrição, onde o candidato deverá informar os dados solicitados na ficha de inscrição presente no edital e apresentar cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os candidatos inscritos deverão confirmar matrícula, nos dias 23 a 26 de agosto, no mesmo local da inscrição.

No primeiro semestre, o IEMA qualificou 2.524 pessoas, em 19 polos. Nesta segunda metade de 2019, o governo aumentou a oferta para 3.515 vagas, o que vai permitir o preenchimento de 94 turmas com os mais variados cursos profissionalizantes.

Inclusão Social

Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop), serão destinadas uma porcentagem das vagas por Curso e/ou Oficina ofertada nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coroatá, Imperatriz, Pinheiro, São Luís e São Mateus a jovens e adultos trabalhadores e trabalhadoras egressos do trabalho escravo, para que tenham acesso à qualificação profissional e viabilizar a reinserção social e no mercado de trabalho.

Além disso, a partir da parceria com Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), o IEMA oferecerá cursos na Casa da Mulher Brasileira onde as vagas serão destinadas a mulheres em situação de violência, com vista a qualificar para fomentar a geração de emprego e renda e garantir autonomia econômica. Nos demais polos, o IEMA destinará 5% das vagas por curso e oficina a mulheres em situação de violência.

Cursos e oficinas 

Serão oferecidas qualificações em corte e costura, inglês (básico, intermediário e avançado), eletricista predial, instalação e manutenção de ar-condicionado, cabeleireiro, operador de caixa de supermercado, aproveitamento integral dos alimentos, jardinagem, tecnologia de cosmético, gastronomia regional, estética, mecânica de motocicleta, reparo e manutenção de celular, manicure e pedicure, programador de sistemas, auxiliar de laboratório e análise clínica, assistente de farmácia, agricultura orgânica, teatro, modelista e design de sandália em couro, fabricação de artigos pet em couro, preparador de doces e conservas, produtor de derivados de leite, gestão comercial, artesão em pintura em tecido, robótica educacional, confeitaria, dança, pintor de obras, barbeiro, música, artes plásticas, construção de embarcações artesanais maranhenses, marceneiro, reciclagem de papel, reaproveitamento de garrafa pet, biojoias, reaproveitamento de madeira, cerâmica, serigrafia customizada, design gráfico, inglês instrumental aplicado ao comércio e turismo, produção cinematográfica II, atuação para cinema, construção sonora de obra audiovisual, confeiteiro, panificação e confeitaria.

Fechar