Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Abertas inscrições para programas de residência médica e multiprofissional

O Programa de Residência Médica terá duração de dois ou três anos, dependendo da área, conforme previsto nas Resoluções da CNRM, em regime especial de treinamento em serviço de até sessenta horas semanais

Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo público dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional. Com o acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), serão ofertadas 56 vagas em unidades de saúde de Caxias e São Luís. As inscrições podem ser feita até o dia 27 de setembro, no endereço eletrônico www.uema.br/residenciamultiprofissional e www.uema.br/residenciamedica. Será concedido, a título de bolsa, o valor mensal bruto de R$ 3.330,43.

Os Programas de Residência Médica e Multiprofissional oferecem, 32 e 24 vagas, respectivamente. Para residência multiprofissional estão sendo ofertadas 24 vagas nos programas de Atenção em Oncologia, Atenção em Neonatologia e Atenção em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, para profissionais de enfermagem, fisioterapia, farmácia, serviço social, psicologia, nutrição ou odontologia.

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção em Oncologia será realizado no Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho. Para o Programa em Atenção em Neonatologia, a unidade de saúde será o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Para o programa de Atenção em UTI Adulto, a unidade de saúde será o Hospital Dr. Carlos Macieira, todos em São Luís.

A residência multiprofissional em saúde se constituem em modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinados às profissões da saúde, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com duração de 24 meses, em regime de dedicação exclusiva, não podendo o profissional de saúde residente acumular outro vínculo durante esse período. A carga horária total para o programa é de 5.760 horas, desse total 80% destinadas a estratégias práticas e 20% a estratégias teóricas e teórico-práticas.

Residência médica 

Serão oferecidas 32 vagas para o Programa de Residência Médica, sendo 28 para cirurgia geral, clínica médica, cirurgia básica, dermatologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, psiquiatria e urologia, em São Luís, e, ainda, quatro vagas para clínica médica e ginecologia e obstetrícia, em Caxias.

Os hospitais que executarão o programa são: Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, para Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia; o Hospital Dr. Carlos Macieira, para Residência Médica em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirúrgica Básica, Dermatologia e Urologia; Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos para Residência Médica em Pediatria; Hospital Nina Rodrigues, para Residência Médica em Psiquiatria.

Em Caxias a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) é a instituição formadora dos Programas de Residência Médica em Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia. O Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão será responsável pela Residência Médica em Clínica Médica e a Maternidade Carmosina Coutinho será responsável Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia.

O Programa de Residência Médica terá duração de dois ou três anos, dependendo da área, conforme previsto nas Resoluções da CNRM, em regime especial de treinamento em serviço de até sessenta horas semanais.

Os candidatos poderão se inscrever nas especialidades de acesso direto: clínica médica, clínica cirúrgica, cirurgia básica, dermatologia, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, pediatria e psiquiatria), exclusivamente, médicos formados ou formandos em medicina, ou seja, que estejam cursando o 12º semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 7 de fevereiro de 2020, e deverão, no ato da matrícula, apresentar, obrigatoriamente o Registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

QUADRO DE VAGAS

Programa de Residência Multiprofissional

Atenção em Oncologia – Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho
Enfermagem – 2 vagas
Psicologia – 2 vagas
Farmácia – 2 vagas
Serviço Social – 2 vagas
Nutrição – 2 vagas

Atenção em Neonatologia – Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos
Enfermagem – 2 vagas
Fisioterapia – 2 vagas
Psicologia – 2 vagas

Atenção em Unidade de Terapia Intensiva Adulto – Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira
Enfermagem – 2 vagas
Fisioterapia – 2 vagas
Nutrição – 2 vagas
Odontologia – 2 vagas

Programa de Residência Médica
Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira
Clínica Médica – 5 vagas
Cirurgia Geral – 2 vagas
Dermatologia – 2 vagas
Urologia – 1 vaga
Cirurgia básica – 7 vagas

Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho
Ortopedia e traumatologia – 1 vaga

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos
Pediatria – 5 vagas

Hospital Nina Rodrigues
Psiquiatria – 5 vagas

Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias)
Clínica Médica – 2 vagas

Maternidade Carmosina Coutinho (Caxias)
Obstetrícia e Ginecologia – 2 vagas

Carregando