Maranhão conta com aplicativo sobre prevenção do HIV/Aids e ISTs

A população pode acessar informações como o grau de risco de contrair o vírus HIV e ISTs, orientações, testagem, acesso aos pontos de distribuição de preservativos

Da redação: Gustavo Bogea

Aconteceu na última sexta-feira (30), em São Luís, o lançamento do aplicativo “Xovê, iniciativa da Casa de Apoio Acolher que reúne orientações preventivas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/HIV e rede de atendimento.

Desenvolvido em parceria com a empresa paulista Metasix, o Xovê foi idealizado pela Casa Acolher. Foram oito meses para produzir e finalizar o aplicativo. Atualmente, a ferramenta está disponível para download em smartphones com sistema operacional Android, por meio da loja de aplicativos Play Store. A Casa de Apoio Acolher funciona no bairro da Jordoa, próximo ao Hospital Presidente Vargas.

“Quando destinamos nossos esforços a tudo que fazemos, incluindo o zelo para com outras pessoas, tudo se torna mais próspero. Idealizar o aplicativo Xovê faz parte disso, que é tanto para informar como unir forças para reduzir os índices de pessoas com HIV/Aids, levando conscientização sobre a prevenção”, explicou o diretor-presidente da Casa Acolher, Paulo César Ribeiro Almeida.

A diretora geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Lima, disse que o aplicativo Xovê, também, mostrará para o usuário quais unidades de saúde realizam teste rápido. “A Casa de Apoio Acolher tem sido de fundamental importância para orientar e acompanhar as pessoas que vivem com HIV/Aids. A ferramenta idealizada por eles possibilita uma contribuição à mais no tocante as ações de prevenção das ISTs. Portanto, o objetivo é este, que as pessoas com mais acesso às tecnologias disponíveis nos smartphones saibam aonde buscar ajuda caso precisem”, enfatizou a diretora.

Com o aplicativo, a população pode acessar informações como o grau de risco de contrair o vírus HIV e ISTs, orientações sobre a profilaxia pós exposição, testagem, acesso aos pontos de distribuição de preservativos masculinos e femininos, entre outros.

Fechar