HTO apóia I Jornada Maranhense de Sepse

O evento contou com exposições de trabalhos científicos, mesas-redondas, conferências e outras atividades que mobilizaram um grande público da área da saúde.

Da redação: Vinicius Bogea

A I Jornada Maranhense de Sepse aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro mês, no Rio Poty Hotel. O evento foi promovido por um grupo multiprofissional de servidores da saúde, de hospitais públicos (Hospital do Câncer, Hospital de Traumatologia e Ortopedia, Hospital Universitário da UFMA) e privado (Hospital São Domingos), com apoio da SOTIMA (Sociedade de Terapia Intensiva do Maranhão) e outras entidades e unidades de saúde, como o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO).

A I Jornada Maranhense de Sepse contou com exposições de trabalhos científicos, mesas-redondas, conferências e outras atividades que mobilizaram um grande público formado por enfermeiros, médicos, odontólogos, fisioterapeutas e estudantes da área da saúde.

A Sepse é uma resposta desorganizada do organismo a uma infecção que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, podendo evoluir de forma mais grave levando o paciente ao quadro de choque séptico. A doença é a principal causa de morte em unidades de terapia intensiva (UTIs) não cardiológicas, com elevadas taxas de mortalidade. No Brasil, estima-se que seja responsável pela morte de 240 mil pessoas ao ano.

“É importante falar e discutir sobre a sepse, doença que silenciosamente atinge milhões de pessoas no mundo. Foi uma grata surpresa a intensa participação do público em nossa Jornada e vamos continuar realizando ações para diminuir esses números alarmantes. Agradeço o apoio fundamental do vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, e as diversas entidades que contribuíram para a realização desse evento”, explica a Dra. Francisca Luzia Araújo, médica intensivista.

A organização da I Jornada Maranhense de Sepse teve o Dr. Clóvis Carneiro Silva como presidente de Honra; a Dra. Francisca Luzia Araújo, presidente da Jornada; a presidente da Comissão Organizadora a Enfermeira Nidia Rubia Muniz Ramos Soares; presidente da Comissão Científica, o Enfermeiro Raphael Costa Marinho e como presidente da Comissão de Logística, o Enfermeiro Roque de Jesus Costa.

Fechar