Espetáculo inicia a programação do Palco Giratório nesta terça-feira (24)

O grupo traz para o palco do Teatro Sesc uma verdadeira mistura de estilos e ritmos no dia 24 de setembro, das 19h às 20h

Fonte: Sesc

Ser cria, de pai e mãe, de uma localidade; de criação artística; de ter uma cria e de criar: filhos e arte. “Cria”, trabalho da coreógrafa Alice Ripoll, é um espetáculo do grupo Suave (RJ) que está circulando o Brasil com o Palco Giratório e agora em setembro chega a São Luís com apresentação gratuita. Mesclando o passinho que nasceu nas favelas do Rio de Janeiro e a dança contemporânea, o grupo traz para o palco do Teatro Sesc uma verdadeira mistura de estilos e ritmos no dia 24 de setembro, das 19h às 20h. A classificação é 14 anos.

A coreógrafa Alice Ripoll desenvolveu junto a um grupo de dez jovens selecionados do Complexo do Alemão (RJ) uma residência artística, uma pesquisa de um ano que culminou em uma linguagem de hibridismo inovador e construiu corpos capazes de expressar a ginga do passinho e o questionamento e a teatralidade da dança contemporânea.

O trabalho passeia pela dança afro, o afrofunk, o passinho, a dancinha, o contato-improvisação e ainda por uma elaborada pesquisa sonora. Com o ritmo eletrizante misturado ao gingado do funk, o espetáculo também traz a camada sonora de uma linguagem teatral desenvolvida a partir de falas, conversas, discussões e do “tum ta ta tum”, beat box do funk cantado.

O grupo teve início com a criação do espetáculo “Suave. A princípio, com uma proposta de cunho formativo, o grupo mostrou um resultado tão surpreendente que o espetáculo estreou no Festival Panorama e se apresentou em outros festivais e teatros da França, Alemanha, Suíça, Holanda e Suécia.

Intercâmbio artístico
Oportunizando a troca de experiências e técnicas entre a Cia. Suave e o Cia. Street Masters (MA), a atividade permitirá ao grupo carioca apresentar os elementos da batalha na construção da liberdade artística, explorando a criação no qual as diferentes linguagens convivam e se misturem. A atividade acontecerá dia 26 de setembro, das 18h às 22h, na Sala de Dança do Sesc Deodoro.

Programação

24/09 (terça)
19h às 20h – Espetáculo “Cria” (Cia. Suave/ Alice Ripoll – RJ)
Espetáculo de dança, que abrange o passinho do funk (que pode ser considerado o primeiro estilo brasileiro de dança urbana), a dancinha e a dança teatro, investiga os entrelaçamentos entre os significados da noção de criação.
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton

25/09 (quarta)
19h às 20h – Espetáculo “Conectados” (Cia. Street Masters – MA)
Espetáculo de dança que aborda as relações entre o ser humano e os dispositivos eletrônicos, tornando os relacionamentos cada vez mais efêmeros, frágeis e distantes.
Classificação: livre
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton

26/09 (quinta)
18h às 22h – Intercâmbio: ritual, incorporação e desafio. Elementos da batalha na construção da liberdade artística
Troca entre a Cia. Suave / Alice Ripoll – RJ e Cia. Street Masters – MA no qual as diferentes linguagens convivam e se misturem.
Local: Sala de Dança (Sesc Deodoro)

Fechar