Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Adelmo Soares medeia diálogo do Cedrus com o poder legislativo

O evento teve o intuito de apresentar a atuação do CEDRUS para os parlamentares da casa, visando demonstrar o trabalho desenvolvido em prol da Agricultura Familiar.

Adelmo Soares destacou a parceria do CEDRUS com a Frente Parlamentar

A Assembleia Legislativa do Maranhão sediou a reunião ordinária realizada nesta quinta-feira (26) pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Maranhão (CEDRUS). O evento, mediado pelo deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Estado do Maranhão, assinada por 22 deputados da Casa Legislativa, teve o intuito de apresentar a atuação do CEDRUS para os parlamentares da casa, visando demonstrar o trabalho desenvolvido em prol da Agricultura Familiar do estado do Maranhão.
No primeiro momento da reunião estiveram presentes os Deputados estaduais Ciro Neto (PP), Daniella Tema (DEM), Helena Duailibe (Solidariedade), Zé Gentil (PRB), Ariston (Avante) e Zito Rolim (PDT), o Presidente do CEDRUS, Joaquim Alves, o Secretário Adjunto de Organização Produtiva da SAF, Francisco Sales, o Superintendente de Reordenamento Agrário, Pedro Belo, e representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), entre outras instituições e movimentos sociais ligados à pauta. O presidente do CEDRUS aproveitou para destacar e apontar as ações realizadas pelo Conselho e a fiscalização realizada pelo órgão para cooperação e garantia de direitos aos que estão na ponta, como bem reforçou.
Já à tarde, os conselheiros do CEDRUS deram continuidade ao encontro para debater as seguintes pautas: “REDD+” (Redução de missões decorrentes de desmatamento e degradação de floretas); Parecer Técnico da Câmara Setorial do Crédito Fundiário; Seminário Temático: Mudanças Climáticas, Agrobiodiversidade e Meio Ambiente; Atualização de Projeto Mais Sustentabilidade CAR/SAF; por fim, o Programa Garantia Safra.
Em nome da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Estado do Maranhão, o deputado estadual Adelmo Soares aproveitou o momento para frisar a parceria do CEDRUS com a Frente Parlamentar: “É muito bom poder estar aqui hoje ao lado de bons companheiros que lutam diariamente pelo avanço deste setor tão importante para o nosso Maranhão que é a agricultura familiar. Estamos aqui para apresentar o CEDRUS aos meus colegas parlamentares e deixar clara a sua relevância no debate sobre o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em nosso estado. O objetivo aqui é integrara as ações e trabalharmos na perspectiva de uma parceria onde o nosso parlamento possa ajudar ainda o Conselho na instituição de políticas públicas que possam ajudar o nosso estado a partir dos nossos agricultores e agricultoras maranhenses”, contou o parlamentar.
Joaquim Alves, Presidente do CEDRUS, também enalteceu a boa relação com o deputado Adelmo Soares, manifestando sua boa visão sobre a parceria com o parlamento legislativo: “Saúdo todos os deputados e deputadas aqui presentes nesta reunião e ressalvo o grande papel que o meu amigo deputado Adelmo Soares tem feito em prol de nós agricultores e agricultora familiares. É importante que tratemos da agricultura familiar como ela deve ser tratado, pois o Maranhão é o estado de maior produção do Brasil, porém, nós não vemos um planejamento orçamentário para desenvolver esse setor. É por isso que ressalvo a importância da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Estado do Maranhão como uma conexão com a Assembleia Legislativa e com os deputados, são novas portas que se abrem para nós”, reforçou o agricultor.
Carregando