Governo intensifica ações e realiza o 2º Seminário Formativo Estadual

O evento faz parte das ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, envolvendo 216 municípios.

Fonte: Da redação

Com o intuito de intensificar o regime de colaboração com os municípios e melhorar a qualidade da educação no estado, o governo do Estado deu início, nessa segunda-feira (7), ao 2º Seminário Formativo Estadual, realizado na Escola de Governo do Maranhão (Egma). O evento, que segue até sexta-feira (11), faz parte das ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, envolvendo 216 municípios.

A organização do evento dividiu em dois grupos a participação dos municípios no seminário. Um grupo participará da formação de ontem até quarta-feira (9) e o outro receberá formação de quarta-feira (9) até sexta-feira (11).

A supervisora do Regime de Colaboração do Pacto, Fernanda Ferraz, ressaltou que a parceria entre Estado e municípios para o fortalecimento da aprendizagem constitui-se numa estratégia que consolida o regime de colaboração. “Hoje, nós estamos no 2º Seminário Formativo Estadual reunidos com os articuladores Pedagógicos Municipais. Assim que eles chegarem aos seus municípios, formarão gestores e professores, por meio dos ciclos formativos municipais. Então, hoje nós estamos muito felizes de estar recebendo todos os representantes dos municípios maranhenses, participando e fortalecendo essa ação no nosso Estado”, explicou.

“O Pacto pela Aprendizagem é uma parceria com as redes municipais, em busca de melhores resultados para a educação do Maranhão. É uma história de luta, é uma história de vitória e é uma história de resultados positivos para todo o nosso Estado”, afirmou Joana Pereira, articuladora Pedagógica Regional de Pinheiro.

No 1º Seminário Formativo Estadual, os temas tratados foram sobre avaliação, o resultado do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) e a metodologia Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, que está vinculada ao Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Nesse 2º seminário, o tema Currículo estará em discussão durante toda a semana de formação.

“As formações organizadas, por meio do Pacto pelo Fortalecimento da aprendizagem, contribuem significativamente para o desenvolvimento da qualidade do ensino dos municípios. Esse trabalho aqui realizado será levado para ser desenvolvido lá no chão da escola e garantir a qualidade do ensino nos municípios. É por meio dessas formações que conseguimos levar ao corpo docente do município, às equipes técnicas, esse trabalho diferenciado”, afirmou Alekson Morais, articulador Pedagógico Municipal de Pedro do Rosário.

“Os seminários que estão acontecendo para todos os municípios do estado do Maranhão são importantes para que a gente possa fazer uma educação de qualidade e garantir a aprendizagem dos alunos. A cada encontro a gente consegue planejar, refletir sobre as dificuldades e possibilidades e levar as informações para auxiliar os gestores, que estão na escola com sua equipe, com seus professores. No encontro, descobre novas possibilidades de aprender e ensinar”, externou Eliude da Cunha Silva, articuladora municipal de Chapadinha.

Instituído pelo governo do Estado, com o objetivo de intensificar o regime de colaboração entre Estado e municípios, melhorando a aprendizagem e elevação dos índices de permanência dos estudantes no ambiente escolar, o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem conta com a parceria do Unicef), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e Egma.

Fechar