Atrações circenses e vasta programação cultural marcam Dia das Crianças

A Praça Maria Aragão atraiu centenas de meninos e meninas para aproveitar as atrações do projeto Arena Alegria

Fonte: Secap
Praça Maria Aragão atraiu centenas de meninos e meninas para aproveitar as atrações do projeto Arena Alegria (Foto: Handson Chagas)

A Praça Maria Aragão atraiu centenas de meninos e meninas para aproveitar as atrações do projeto Arena Alegria, que no sábado (12) comemorou o Dia das Crianças. Esta foi a segunda edição do evento, que tem apoio do Governo do Estado, e busca democratizar o acesso ao lazer, cultura e arte para o público infantil, de forma gratuita e com qualidade. A iniciativa animou a criançada que participou das atividades.

Um dos diferenciais do projeto é oportunizar um espaço para brincadeiras tradicionais como amarelinha, peteca, jogos diversos e vasta atividade recreativa. Iniciada às 16h, a programação atraiu a criançada que se encantou com os malabarismos da trupe circense ‘Circo Tá na Rua’, assistiu a peça teatral e curtiu o show da banda infantil Carrossel, encerrando o evento às 20h.

“Para esta edição do Arena Alegria escolhemos um lugar amplo, acessível e que poderia reunir muito mais pessoas. Nossa ideia com esse projeto é levar lazer, cultura e alegria para as crianças, gratuitamente, e estimular o ser criança, a brincadeira saudável e fortalecer a relação familiar”, destaca Cássia Melo, produtora e coordenadora do projeto.

Os artistas circenses interagiram com as crianças ao longo de toda a programação, fazendo piruetas e malabares. Às 18h, a apresentação da peça teatral ‘Fala Pikeno’ deixou as crianças atentas à história da personagem Maria Calada da Silva, uma menina de seis anos de idade, que era muito tímida e decidiu se comunicar apenas pelas redes sociais e sem usar a voz. A animação da banda Carrossel com músicas como Balão Mágico, Unidunitê, Ilariê e outras fez o público dançar e pular.

“Eu gostei muito, principalmente da brincadeira da dança das cadeiras. Aqui tem umas brincadeiras que a gente não brinca muito. Gostei muito desse dia e quero que tenha mais brincadeiras”, enfatizou o Ariel Veloso, de 11 anos. Para Adriana Veloso Carvalho, 36 anos, mãe do garoto, o evento é oportunidade para dar uma volta e ver que o mundo não é só televisão e celular. “Achei muito bacana esse momento, para unir as crianças em brincadeiras que são da faixa etária deles. Curtirmos juntos e ele se divertiu como toda criança deve fazer. Esse evento aqui é um resgate”, disse ela.

Praça Maria Aragão atraiu centenas de meninos e meninas para aproveitar as atrações do projeto Arena Alegria (Foto: Handson Chagas)

Para Tácila Cássia Pereira, 25 anos, as atividades foram bem escolhidas e o filho, Talisson, teve um dia diferente e produtivo. “Escolheram muito bem as brincadeiras. O movimento ótimo, divertido e que incentiva outros pais e mães a trazer seus filhos. Eu lembrei muita coisa da minha época e achei maravilhoso meu filho poder viver esse momento”, afirmou.

O Arena Alegria promove ainda inclusão das faixas etárias e nesta edição manteve o espaço com acessibilidade e adaptado para idosos e pessoas com necessidades especiais. Conta ainda com intérpretes de libras e segurança.

Criado em 2018, pela produtora Cássia Melo, do Grupo Oito, o Arena Alegria nasceu com a finalidade de levar às crianças uma programação gratuita e diversificada de atividades recreativas, além de arte, música e teatro. Outra proposta do evento é fazer o resgate das antigas brincadeiras de rua e promover inclusão social.

Fechar