Edição especial do Passeio Serenata terá como tema e cenário a Rua Grande

Recém-reformada, via receberá o evento nesta quinta-feira (31), às 19h

Fonte: Secom / Prefeitura de São Luís
Edição especial do Passeio Serenata destacará os atrativos da Rua Grande. (Foto: Divulgação)

O cenário para a próxima edição do Passeio Serenata, marcado para quinta-feira (31), às 19h, será a Rua Grande. Principal via do comércio de São Luís, o logradouro foi recentemente reformada. O passeio sairá do inicio da Rua Grande, sentido Largo do Carmo/Complexo Deodoro.

A Rua Grande faz parte da área que vem recebendo um dos mais amplos projetos de revitalização de logradouros públicos, prédios e monumentos históricos da capital, como as reformas do Complexo Deodoro e Praça Pedro II, por exemplo. Conhecida também por servir de moradia a importantes personalidades da sociedade local, como o sobrado pertencente a família de Ana Jansen, seu charme arquitetônico e suas inúmeras surpresas históricas serão contadas durante o Passeio Serenata por meio de música, poesia e teatro.

Durante o percurso, iniciado após o fechamento do comércio da via, serão citados de maneira didática a história dos pontos históricos como o antigo cinema Éden, o Palacete Gentil Braga, o casarão com 22 janelas em ogiva e azulejo português. O público irá fazer um passeio no tempo, relembrando a tão conhecida Rua Grande de antigamente, que mesmo ao longo de toda sua existência, nunca perdeu o seu charme.

(Foto: Divulgação)

A visão destes casarões, antes prejudicada por um emaranhado de fios, agora pode ser feita de forma mais nítida, já que foram colocados postes de iluminação com fiação subterrânea. No geral, a rua recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário e obras de drenagem profunda.

O projeto de requalificação para a Rua Grande, além de revitalizar a área, propôs um conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas executadas para promover a acessibilidade. Foram retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições. A via também recebeu peças de mobiliário urbano como bancos e lixeiras.

 

Fechar