Pacientes destacam eficiência do HTO nos dois anos de funcionamento

O HTO demonstra garantia de agilidade em cirurgias eletivas, atendimento humano e de qualidade.

Da redação: Vinicius Bogea

Já são dois anos de funcionamento, e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) já virou unidade referência em atendimento de casos de média e alta complexidade nas especialidades na área. Uma verdadeira revolução no atendimento à população maranhense, com garantia de agilidade em cirurgias eletivas, atendimento humano e de qualidade. Nesse período, já foram realizadas mais de 6.520 cirurgias.

Janes Clea da Silva Malheiros, de 47 anos, acidentou-se de motocicleta há quatro anos. Ela foi uma das primeiras pacientes atendidas no recém-inaugurado hospital, em novembro de 2017. Na época, precisou retirar a placa de platina do fêmur quebrado e que o corpo rejeitou. Ela seguiu em acompanhamento na unidade, mas em fevereiro de 2018 precisou colocar fixadores, após quebrar novamente o osso da perna. Na terça-feira 1º de outubro, a vendedora precisou de nova cirurgia para colocar um novo fixador, do tipo gaiola.

“Já fui operada aqui três vezes. E posso dizer que o hospital é bom. Nos tratam muito bem e respeitam a gente, nos passam orientações. É tudo de bom. Aqui não tem esse problema de paciente em corredor. Se não tivesse esse hospital, estava um caos, né? Foi um presente”, comentou.

O HTO também resultou em um impacto direto no tempo de internação de pacientes no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, conhecido como Socorrão II, que reduziu de 42 para 12 dias (exceto curativos crônicos). Uma redução de 71,5%.

A aposentada Izabel do Socorro Silva Lobato está neste grupo. Transferida do Socorrão II, onde ficou 18 dias internada, ela estava no HTO aguardando a realização de exames para fazer uma cirurgia no fêmur, após uma queda no terraço de casa. “De quando cheguei até hoje, tenho um tratamento bom, as pessoas são hospitaleiras e fazem o que tem que fazer. Aqui trabalham com alegria. Acho bom [refazerem os exames aqui], é uma segurança tanto para o hospital, como para o paciente. Está tudo limpo, as roupas cheirosas e limpinhas”, disse a moradora de Viana.

O HTO possui 44 leitos, sendo 10 leitos de UTI, três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo, além de alas especializadas para atendimento de crianças e idosos.

Fechar