Havan diz que não anunciará em alguns programas da Globo

A Havan ressalva que a decisão diz respeito apenas a programação nacional da Globo e que continuará anunciando nas afiliadas regionais

Fonte: Renato Rogenski

A rede varejista Havan informou em suas redes sociais que irá suspender a veiculação de publicidade em alguns programas nacionais da Rede Globo, citando especificamente os jornalísticos Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, além da novela Malhação e do Caldeirão do Huck. Na nota, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas, diz não compactuar com o que classifica como “jornalismo ideológico” e com “algumas programações da Rede Globo”. “Enquanto esses programas prestarem um desserviço à nação e irem contra os valores da família brasileira, não voltaremos a anunciar”, afirma.

A Havan ressalva que a decisão diz respeito apenas a programação nacional da Globo e que continuará anunciando nas afiliadas regionais. “Por ora, manteremos nossas propagandas nas afiliadas e jornais locais, que ainda informam a sociedade de forma mais isenta e conservadora”, diz o comunicado. Luciano Hang é, desde a campanha eleitoral, um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no meio empresarial. Embora o comunicado da rede varejista não cite nominalmente o presidente, deixa claro que a decisão é motivada pela divulgação de notícias desfavoráveis a Bolsonaro. Um release distribuído à imprensa pela Havan diz que, na opinião de Luciano Hang, “a mídia tem que incentivar o otimismo e a confiança no Brasil”.

A primeira vez que a Havan veiculou um break comercial em rede nacional no intervalo da Globo foi em setembro do ano passado, no intervalo do Fantástico. A peça chamava a atenção pelo fato de ser estrelada por alguns apresentadores do SBT (Eliana, Celso Portiolli e Ratinho) e outros artistas que já tinham parceria comercial com a marca.

Antes disso, a rede de lojas de departamentos já havia feito algumas ações de merchandising na TV Globo. Em março de 2018, a Havan realizou inserção no programa Encontro com Fátima Bernardes, na qual a apresentadora anunciou as ofertas de ovos de Páscoa oferecidos pela varejista. No mês seguinte, em abril, foi a vez do “É de Casa” contar com uma inserção da Havan. Na ocasião, o cenário da atração foi equipado com eletroeletrônicos comercializados na rede. A publicidade da Havan é desenvolvida internamente por uma house.

Segundo o ranking Agências & Anunciantes, construído com dados da Kantar Ibope Media, levando-se em conta descontos normalmente praticados pelo mercado, a Havan investiu um total de R$ 112 milhões em compra de mídia em todo o país em 2018.

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