Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Natalino Salgado Filho é empossado em Brasília como reitor da UFMA

O deputado Juscelino Filho prestigiou a solenidade e se colocou à disposição para auxiliar a instituição de ensino.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, empossou o novo reitor (Foto: Gabriel Jabur/MEC)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, empossou nesta terça-feira (12) o novo reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho. A cerimônia foi realizada na sede da pasta, em Brasília (DF), com participação do secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima; do vice-governador Carlos Brandão, de deputados federais e do presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fima), Edilson Neves.

Em seu discurso, Natalino se definiu como um “servo da universidade”. “Em oito anos como reitor, deixei de lado uma profícua carreira como empreendedor na iniciativa privada. Fiz uma gestão acadêmica, sem viés ideológico ou partidário”, disse. O ministro Weintraub destacou: “Não preciso nem destacar a importância da Universidade Federal do Maranhão, são 40 mil pessoas envolvidas e um grande orçamento”.

O deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA), coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, prestigiou a solenidade. “A UFMA é uma instituição muito importante na formação de profissionais, em pesquisas, na oferta de serviços de saúde, entre outros. Fiz questão de cumprimentar o reitor e me colocar à disposição para ajudar nos desafios, que são muitos e vão muito além da questão financeira”, afirmou o parlamentar.

Em julho deste ano, o deputado do Democratas conseguiu a liberação de R$ 5 milhões para a instituição junto ao Ministério da Educação, após ser acionada pela então reitora Nair Portela. Os recursos foram utilizados para custear a manutenção de serviços da universidade e para o pagamento de contas de energia do campus e de fornecedores, o que foi fundamental para que o funcionamento seguisse normal.

Currículo

Nascido em Cururupu (MA), Natalino Salgado Filho tem 72 anos, graduou-se médico pela UFMA e doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Já foi reitor da instituição maranhense por dois mandatos, de 2007 a 2015, e diretor-geral do hospital universitário. Natalino venceu a disputa eleitoral que ocorreu em junho com 50% dos votos e teve o nome confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 6 de novembro.

Carregando