Paciente em tratamento oncológico no Hospital Regional de Caxias recebe visita de animal de estimação

Foi a primeira visita de pet solicitada por paciente na unidade

Fonte: Da redação

Auricelia Ferreira Campos, em tratamento oncológico no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, no município de Caxias, recebeu a visita calorosa de Bartô, o labrador de estimação da advogada. Foi a primeira visita de pet solicitada por paciente na unidade.

“Estava com muita saudade do meu cachorro. Ele ainda é muito novinho, mas estávamos acostumados, sei que ele sentia minha falta. Depois da vinda dele, eu fiquei mais esperançosa, mais calma, mais feliz, e mudou o clima da ala inteira. Todos queriam vê-lo”, contou a advogada de 42 anos, na quinta-feira (14). Após avaliação da equipe da unidade, a paciente passou por procedimento cirúrgico nesta sexta-feira (22).

O médico da paciente, Darlyson Emanuel Sena de Freitas, autorizou a visita do animal de estimação. Para isto, a permanência do pet foi de 30 minutos. Com o aval da equipe da unidade, a família de Auricelia Ferreira foi orientada sobre os procedimentos e protocolos da visita de Bartô na unidade, garantido assim a segurança da paciente e do pet. Entre as medidas adotadas, o quadro atual da saúde do animal, atualização vacinal, higienização do animal, comportamento previsível e atestado do médico veterinário. “Eu fico muito agradecida com o apoio da equipe médica do hospital. Me sinto muito segura com o tratamento, e a estrutura do hospital favorece muito”, completou.

Para o diretor geral do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, Jefferson Almada Coutinho, a unidade considerou os impactos positivos da visita do animal de estimação para a paciente. “Alguns estudos falam dos benefícios psicológicos e fisiológicos da visita dos animais de estimação para as pessoas internadas. Estar com animal, brincar, diminui o estresse do paciente em tratamento”, disse.

Oncologia 
A Unidade de Oncologia do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo foi entregue em 5 de março de 2018. O hospital dispõe de 14 leitos para oncologia clínica, 12 para oncologia cirúrgica e quatro leitos para cuidados paliativos, além de oito poltronas para procedimentos.

O hospital oferece consultas médicas especializadas, oncologia clínica e cirúrgica, exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, Serviço de Pronto Atendimento Oncológico, além de tratamento quimioterápico.

Fechar