Intervenções viárias garantem fluidez e segurança ao trânsito na Avenida Carlos Cunha

Nos últimos meses, foi realizada diversas ações no bairro Jaracati, visando a segurança de motoristas, pedestres e moradores da área

Fonte: Secom / Prefeitura de São Luís
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deu início à construção da mureta de proteção na cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzzi, sentido bairro-Centro, na avenida Carlos Cunha, bairro Jaracati. A ação constitui a última etapa de um conjunto de medidas viárias realizadas naquele trecho visando a segurança de motoristas, pedestres e moradores da área.

Outras mudanças significativas também foram realizadas nos últimos meses no local, destacando-se uma alteração da configuração geométrica que consistiu no fechamento do retorno no sentido bairro-Camboa, onde foi feita a retirada de uma parte do canteiro central, gerando alargamento da pista no sentido bairro-Centro e adaptação geométrica no sentido Centro-bairro.

A sinalização semafórica e as faixas de segurança de pedestres, que antes ficavam em frente à Casa da Mulher Brasileira, também passaram por alterações. Com a mudança, as faixas e o conjunto semafórico foram deslocados para o trecho em frente ao Banco do Brasil. Dotado de botoeiras, o semáforo permite que, através do mecanismo, o pedestre solicite a travessia na faixa, ao acionar o fechamento do sinal para veículos.

(Foto: Divulgação)

Além de permitir esse controle de passagem do pedestre, o conjunto semafórico também possui sincronia com os demais semáforos das proximidades, tanto no acesso à Avenida Ferreira Gullar, quanto na extensão da Avenida Carlos Cunha, na altura do Shopping São Luís. Esse sincronismo é chamado de “onda verde”, recurso que ocorre quando uma série de semáforos é coordenada para permitir o fluxo contínuo de tráfego por várias interseções em uma direção principal.

Fechar