Centro de Saúde Genésio Ramos Filho ampliado e reformado

A obra faz parte de um pacote de 25 unidades de saúde que estão sendo requalificadas pela Prefeitura de São Luís.

Fonte: Agência São Luís

O Centro de Saúde Genésio Ramos Filho foi reinaugurado pela Prefeitura de São Luís. Localizado no bairro Cohab-Anil IV, o centro é o primeiro a ser entregue à população totalmente reformado dentro de um pacote de 25 unidades de saúde que estão sendo requalificadas por meio do programa São Luís em Obras.

Além da reforma, a unidade de saúde passou por ampliação e recebeu novos equipamentos. Com isso, o atendimento em saúde para a comunidade do entorno foi fortalecido. Outras unidades a exemplo do Centro de Espacialidades Odontológicas da Alemanha e unidade de saúde localizadas na Vila Sarney, Quebra Pote, Santa Clara e Cidade Olímpica, seguem em obras. O pacote de serviços soma-se a outras medidas implementadas pelo prefeito no âmbito da saúde, área que tem recebido investimentos importantes durante sua gestão.

O prefeito Edivaldo reinaugurou o centro acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, de secretários municipais, entre os quais o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, profissionais do centro e moradores da Cohab. Durante a reinauguração, o prefeito Edivaldo destacou que o programa São Luís em Obras é amplo e contempla diversas frentes de trabalho em várias áreas da sua gestão, incluindo a saúde.

“O São Luís em Obras não é apenas asfalto. Estamos com 25 unidades de saúde em reforma ao mesmo tempo. O Centro de Saúde Genésio Ramos Filho é a primeira a ser entregue à população, mas seguiremos entregando as demais obras em execução, fortalecendo nossa rede de saúde e melhorando o atendimento à população. Em nossa gestão já temos avanços importantes no setor, como a reestruturação do Hospital da Mulher, a modernização da Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc) entre outras”, afirmou o gestor municipal.

O secretário Lula Fylho informou que, com a reforma, foi possível disponibilizar novos serviços aos pacientes que buscam a unidade. “A Cohab é um bairro populoso e tradicional de São Luís e este centro atende não apenas quem mora no bairro, mas também nas comunidades do entorno. O Centro de Saúde Genésio Ramos é o primeiro a ter uma maca elétrica para atendimento ginecológico de mulheres que tenham mobilidade reduzida. Serão cinco equipamentos do tipo na rede e o primeiro passa a ser utilizado aqui no Genésio Ramos”, disse.

CENTRO DE SAÚDE

A reforma do Centro de Saúde Genésio Ramos Filho atingiu do telhado até o piso, passando pelas instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos, odontológicos e salas de exames. Com a reforma, o centro ganhou mais um consultório odontológico (agora são dois) e mais dois consultórios médicos. Foi implantada ainda uma Central de Materiais e Esterilizações, onde serão tratados todos os materiais utilizados nos procedimentos médicos e odontológicos, atendendo a todas as normas sanitárias, aumentando a segurança dos pacientes.

O centro de saúde abriga quatro equipes de Saúde da Família, com atendimentos diversos, que vão deste a puericultura (área da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil), a atendimentos a hipertensos e diabéticos. Para tanto, o Centro conta com seis consultórios, sendo dois para a odontologia (era apenas um antes da reforma), além de salas de imunização (vacinas), esterilização de equipamentos, nebulização, acolhimento, curativos, entre outros atendimentos.

A unidade realiza cerca de 800 atendimento por semana. O Centro conta com médicos e enfermeiros em seus quadros, além das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que compreende psicólogos, educadores físicos, odontólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e nutricionistas, entre outros. O centro atende diretamente pessoas dos bairros Cohab, Isabel Cafeteira, Anil e Forquilha, que são os bairros circunvizinhos.

Fechar